Ciência e Religião #1
Origem do universo
"embora a fé supere a razão, não poderá nunca existir contradição entre a fé e a ciência porque ambas têm origem em Deus." (São Tomás de Aquino)
Quando estudamos a origem do universo em biologia, é comum acontecer uma baita confusão na nossa cabeça ao tentar entender a relação entre a teoria do Big Bang e o livro de Gênesis. Por isso vamos tentar trazer nesta postagem um síntese da posição católica diante deste assunto.
O livro do Gênesis, assim como outros livros da Bíblia, não tem um valor de fidelidade histórica. Podemos dizer que Gênesis é um tipo de poema em que o autor capta a essência da origem do universo e é uma forma de entendermos que Deus criou todo o universo sem precisarmos entender fielmente como aconteceu.
A teoria do Big Bang é a mais aceita dentre as teorias que tentam explicar a origem do universo. Eu não vou ficar explicando a teoria em si, mas o que eu posso dizer é que ela NUNCA foi contraditória à doutrina católica, já que foi o Padre Georges-Henri Édouard Lemaître (1894-1966) quem propôs a teoria da "hipótese da átomo primordial" que mais tarde ficou mais conhecida como “Big Bang”.
Em relação à origem do universo, fica mais do que provado que a Igreja não só aceita, como também ajuda a ciência entender esta obra de Deus.
Muuuito interessante (:
ResponderExcluir