Juventude ativa!

terça-feira, 6 de maio de 2008

MONTE UM GRUPO DE JOVENS NA SUA COMUNIDADE!



Um pouco da nossa história e ideais:

A Juventude Ativa!, ou JÁ!, é um MOVIMENTO JOVEM da Igreja Católica Apostólica Romana, com sede na Comunidade Santa Clara de Assis, bairro Sol Nascente, presente também na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Reta Grande. Já completou 3 anos de caminhada, em Março de 2009.

É um sonho transformar a Juventude Ativa! numa rede de Grupos de Jovens, integrados, que trabalhem juntos numa mesma causa! Além disso, se preocupa também em criar projetos que possam formar e trabalhar a espiritualidade dos jovens, além de trazer muita alegria e diversão!

Nossas reuniões são pautadas na dinâmica e alegria jovem, com oração e música. Os temas são sempre diferentes e as novidades são sempre presentes!

Na internet temos o Projeto JÁ! On line,onde são utilizados tomos os meios e formas possíveis de se evangelizar e levar a palavra de Deus a todos!





Alguns de nossos outros Projetos

  • Projeto Jovem Dizimista - Todo jovem, independente de terrenda propria ou não se torna desde cedo dizimista e assume um compromisso com a comunidade. Sendo assim, aqueles que já trabalham fazem sua fichas na Equipe de Dízimo. Aqueles que ainda não trabalham, mas recebem mesadas, dinheiro por algum trabalho, etc. tem a disposiçõa uma caixinha de ofertas, onde o dízimo é entregue à comunidade em nome do Grupo.
  • Barzinho Cristão - Uma estratégia adotada por vários grupos e movimentos de nossa Igreja, trata-se de um momento de descontração e diversão, normalmente nos sábados à noite ou após as Missas e Celebrações, onde funciona a cantina da comunidade aliada à atrações musicais cristãs: música ao vivo, cristotecas, teatros, etc.
  • CineJÁ! - Sessões de cinema de filmes de cunho religioso ou que passem uma mensagem de bem, seguidas de aprofundamento sobre o assunto em discussões em roda.
  • Invasão JÁ! - Visitas à outros grupos de jovens, sem avisar. Assim é possível obter uma boa relação e conexão com outros grupos, descobrir novas realidades e trocar experiências.
  • Informativo - Um jornalzinho impresso editado mensalmente, com aniversariantes, compromissos do mês, agenda, notícias, formação e fotos.
  • Biblioteca Juventude Ativa - Uma rede de empréstimo de livros religiosos e de temática jovem. Já possuímos um acervo com cerca de 100 exemplares.
  • Debates JÁ! - Uma semana de debates entre o grupo. Questões polêmicas sobre descriminalização do aborto, legalização das drogas, maioridade penal, união homossexual, entre outros, são debatidos entre o grupo, sempre à luz do que indica a Santa Igreja Católica.
  • Gincana JÁ! - Uma gincana de conhecimento bíblico e geral, com provas entre duas equipes, ansiando por pontos.
  • Encontrões - Um encontro anual com pregações, música, dinâmicas, teatros e reflexões. É o momento de trazer mais jovens para a igreja.
  • Projeto Anjo Guardião - O projeto social do grupo, sempre atento as questões sociais, como doação de alimentos, visitas à doentes e moradores de rua, asilos e orfanatos.
  • Geração de Adoradores - Uma reunião de adoração ao Santissímo semanal.
  • Madrugada Viva - Em suas duas edições feitas por nós,a primeira foi para aproximação da galera, na própria igreja,com música, violão, brincadeiras e muita comida! A segunda foi na véspera do dia das ciranças, com jogos de tabuleiro, videogame, karaokê, desenhos animados e muita comida!


Confira as fotos dos eventos na nossa página no Orkut!




JÁ! On Line





PERFIL NO ORKUT



E-MAIL

contato@juventudeativa.com





Método de Organização do Grupo



A organização de um Grupo JÁ! (Juventude Ativa!) se faz através do desejo dos jovens de uma comunidade em montar um Grupo de Jovens. A faixa etária do grupo é livre, podendo abranger desde adolescentes, pré-jovens e jovens.

A coordenção é chamada de Triunvirato, por ser composta por três pessoas. Um coordenador geral, um tesoureiro e uma secretária.

  • O Coordenador geral é responsável por todas as atividades do grupo, pela representação dos jovens frente a comunidade e por asministrar as demais equipesdo grupo, como Acolhida, Música, Comunicação, Interseção, etc.
  • O Tesoureiro é reponsável pela estrutura financeira do grupo, dentre as ofertas, aquisições através de rifas e ações entre amigos, contas e dívidas, além de administrar o Projeto Jovem Dizimista.
  • O Secretário é responsável pelo Livro de Atas, onde os passos do grupo são descritos, bem como a assinatura de todos os jovens presentes nas reuniões.
O Triunvirato é responsável também pela preparação das reuniões, que são pré definidas em reuniões semanais.



As reuniões do grupo devem ser semanais, e nunva quinzenais.

Os horários das reuniões são sempre abertos a cada novo grupo, de acordo com a realidade da comunidade. Aconselha-se fazer antes ou depois das Missas e Celebrações Fixas da Comunidade.



Cada Grupo JÁ! tem um sobrenome, podendo ser o bairro ou a comunidade, ou outro que o grupo preferir. Atualmente nossos dois grupos são conhecidos como JÁ! Santa Clara e JÁ! Reta Grande.



Cada novo grupo é convidado a seguir estes direcionamentos, podendo ser mudados livremente de acordo com a realidade da comunidade e estando de acordo com os coordenadores do Movimento, ou seja o Triunvirato do Grupo JÁ! Santa Clara (Grupo Oficial).



A logotipo dos grupos devem ter o nome JÁ! na fonte oficial, podendo ser aplicado a qualquer coisa, livremente. Os grupos atuais tem como logo placas de trânsito, lembrando mudanças.





Formando um Grupo

Tendo o desejo confirmado através das orações, o novo grupo deve entrar em contato com a coordenação do Movimento (contato@juventudeativa.com).



E poderemos dizer:



Seja bem-vindo à família Juventude Ativa!

"Jovens sarados, chamados a profetizar, predestinados a criar essa terra nova, esse céu novo, vinde a mim" - Pe. Léo

14 comentários:

  1. Gostei, da informação atribuída pelo grupo.
    Momento de analisar, criar idéias relativas e as por em prática.



    Me, chamo Ane sou da Paróquia São José Operário da Cidade de Peruíbe, bairro: caraguava/
    Litoral Sul - SP.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, todos juntos em uma mesma sintonia...

    Evangeliza Jovens !!!!


    Vamos resgatar nossos jovens !!!

    meu nome é Ane, sou da Paróquia São José Operário da Cidade de Peruíbe, bairro: Caraguava
    Litoral - Sul/SP.

    enviei um comentário neste mesmo dia, esqueci de por o meu email: ane8420092011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tem um Grupo de oração[São Leonardo Murialdo] no bairro[J. Roriz] onde eu moro.
    E um dos JOVENS que o frequenta, tem vontade de ir a um grupo jovem, e não temos um com um pegada jovem mesmo.
    Não participo do G.O da RCC do bairro onde moro, mas minha mãe é do nucleo.
    Participo de um G.O de Jovens, chamado JULeM, de Planaltina-df.J
    Já tenho algum tempo de caminhada, e não gosto de dizer isto, mas de certa forma, já sei muito sobre minha religião, mas isso ainda é pouco... =],

    Estou fazendo um curso Tecnico em Comunicação Visual[Design Grafico].

    E gostaria de saber, se poderia criar logos, e imagens ,para o futuro grupo aqui, ou é vc's que fazem , e nos mandas os arquivos, seja no photoshop ou no corel draw....

    Alexandre de Brito
    G.O de Jovens [JULeM]
    alexandredbaraujo@gmail.com
    Planaltina DF

    ResponderExcluir
  4. Olá me chamo Adenilson, e sou o coordenador de um grupo de jovens da cidade de Campo Largo-PR.
    Ao visitar o blog do Ja! , fiquei realmente impressionado com a atitude com que vocês tem com relação as atividades relacionadas ao grupo.
    Se possível,gostaria de estar fazendo parte dessa imensa rede denominada "juventude",que precisa sim de atitude.
    Então,entrem em contato no adenilson.expert@hotmail.com
    caso seja possível a nossa contribuição mútua para que possamos melhorar ainda mais nossa realidade.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. valeu mesmo nos abriu a mente pra realizarmos emcontros diferentes aqui no nosso grupo em Campinas-sp.
    partabens e continuem assim.

    ResponderExcluir
  6. Vcs estao de parabens.. gostei mt dos projetos e das ideias!!
    VLW

    ResponderExcluir
  7. as ideias com certeza me ajudaram muito,no preparamento do grupo de jovens da minha igreja.mucho obrigado..

    ResponderExcluir
  8. Bom ..Ak nós montamos um grupo de jovens ak na minha comunidade, só que não colocamos um nome ainda precisamos de um nome para o grupo será que vcs poderiam nos ajudar com um nome.Tem que ser diferente que chame atenção para os ouvindos e olhos do jovens.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mora em Amaturá - AM,sou coordenador de um Grupo de Jovens - GFJA criado em 2006, ..no grupo conheci varios jovens...é muito legal trabalhar com jovens..hj 270 jovens frequentam o grupo, todos com visão diferente, juntos aprendemos a valorizar a vida, a familia, os amigos em fim todos aqueles q nos querem bem em especial a AMAR a DEUS.... todos em busca d uma SOCIEDADE melhor....Obrigado .....valeu>

      Excluir
  9. Bao tarde,gostaria muito de criar um grupo de jovens em minha cidade,moro em engenheiro caldas MG e o indice de drogas e prostituicao é alarmante,vendo tal situacao,pensei em uma maneira de ajudar esses jovens,gostaria muito que vcs me ajudassem a criar o nosso grupo.
    Me chamo Silvana e aguardo uma resposta satisfatoria
    siltiza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde, Parabéns pelos projetos. Me ajudaram muito com novas ideias para o crescimento do grupo.
    Sou de Petrolina, Coordenador do Grupo de Jovens Mãe Maria e seus Anjos da comunidade nossa senhora de Fátima - Paroquia são francisco de Assis.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!gostei muito do projeto e gostaria se possivel vocês me ajudace a criar um novo grupo de jovem na nossa Paroquia de Divino Espirito Santo de Uarini- amazonas mande modelos de como montar um grupo de jovem.

    michelanyleite@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mesmo. Sou da Paróquia Divino Espirito Santo em Caiapônia Go.
    Aqui já tentaram montar grupos de jovens, mas sempre acaba. Pelo que vi é falta de liderança. Vamos montar outro, e já estou com esse artigo na cabeça. Vou apresentá-lo aos demais membros.

    ResponderExcluir
  13. muito legal, sou da paroquia de nossa senhora do perpetuo socorro de massapê-ce, sempre que começa uma grupo de jovens na comunidade que moro tuina, não permanece e acaba antes de começar, queria muito a ajuda para iniciar esse projeto.

    feliperodrigues90@hotmail.com

    ResponderExcluir