Juventude ativa!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

VOCÊ SABIA? Profeta Gabriel,o profeta capixaba.



Profeta Gabriel, o profeta capixaba
"PREFIRO MORRER PELA VIDA DO QUE VIVER PELA MORTE!”

Padre Gabriel Félix Roger Maire, missionário e profeta francês, entrou para a história no mundo no dia 01/08/1936 e entrou para a galeria dos mártires no dia 23/12/1989, entre o município de Cariacica e Vila Velha-ES.

Na Arquidiocese de Vitória trabalhou por nove anos, sempre gastando sua vida a favor dos pobres deste Estado. Junto com os Grupos de Mulheres, a Pastoral Operária, o Grupo "Fé e Política", a Juventude Operária Católica, a Pastoral da Juventude, e muitas outras pastorais e lutas populares, como o movimento "PAZ E DEMOCRACIA EM CARIACICA, respeitem o voto do povo", Gabriel sempre esteve presente. Sua vida, seu serviço, seu sacerdócio, seu trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base, e seu sangue, testemunha o seu amor a Deus na pessoa dos mais pobres. Eis uma de suas frases que marca este testemunho: "PREFIRO MORRER PELA VIDA DO QUE VIVER PELA MORTE!”

ANDRÉA RESENDE E SÍLVIA GONÇALVES - da redação do TJES

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça cassou hoje (16/5), por unanimidade, a sentença de 1ª instância que condenou Flávio Nascimento da Silva e Nilson Ferreira Celestino pelo assalto e morte (crime de latrocínio) do Padre Gabriel Maire, ocorrido na Rodovia Carlos Lindenberg, Vila Velha, em 1989. O terceiro homem envolvido no crime, Fábio Nascimento da Silva, foi assassinado.

Com a decisão, a sentença de latrocínio está anulada e o inquérito volta para a Polícia Federal apurar os responsáveis pelo crime de mando. O relator do recurso, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, explicou que o Ministério da Justiça já havia determinado que a Polícia Federal assumisse a apuração da morte do Padre Francês. Portanto, com a decisão de hoje, a Polícia Federal volta apurar o crime. O desembargador também decretou a prisão de Flávio e Nilson.

Além disso, Feu Rosa relatou em seu voto que, dois dias antes da promulgação da sentença, em 1991, o Tribunal de Justiça sobrestou o processo, melhor explicando, suspendeu a tramitação do processo de latrocínio e determinou que se fizesse a apuração do crime de mando. O desembargador afirmou no voto dele que a decisão do Tribunal não foi cumprida, por isso a sentença é nula.

Padre Gabriel Maire foi morto em 23 de dezembro de 1989, quando passava de carro pela Rodovia Carlos Lindenberg, em Cobilândia. Hoje, quase 18 anos após o crime, a 1ª Câmara Criminal julgou o recurso, uma apelação criminal, apresentada pela assistente de acusação, contratada pela família do padre francês e pelo movimento dos direitos humanos no Espírito Santo. Na época, o Ministério Público também defendeu a tese de latrocínio e não recorreu da sentença da 1ª instância.

O voto, de 35 páginas, relata com detalhes os contrastes nos depoimentos e nas provas do crime. O relator apontou muitos erros e omissões em todo o trâmite do inquérito e do processo. Houve desaparecimento de provas. Testemunhas foram assassinadas. Desembargador Pedro diz que desde o início havia indícios de crime de mando, mas as provas e testemunhas foram ignoradas.

O Padre atuava nas comunidades eclesiais de base e já vinha recebendo ameaças de morte meses antes do assassinato. No final, Desembargador Pedro registrou a indignação dele e se desculpou em francês: "Père Gabriel, pardonnez le Pouvoir Judiciaire du Brésil por cette injustifiable retard" - Padre Gabriel, perdoe o Judiciário Brasileiro por esse atraso injustificável.

A sessão da 1ª Câmara Criminal estava lotada de pessoas da comunidade onde o Padre Gabriel atuava, em Cariacica, um município da Grande Vitória. Também participaram da sessão, representantes da Igreja Católica, membros do movimento pelos direitos humanos e o deputado Estadual Cláudio Vereza.

Os demais integrantes da 1ª Câmara Criminal, que acompanharam e elogiaram o voto do desembargador Pedro são: desembargadores Sérgio Bizzotto e Elpídio José Duque

 

2 comentários:

  1. infelizmente o recurso julgado pela 1º Câmara, não surtiu o efeito que nós militantes e principalmente herdeiros da memória das Lutas de Gabriel esperávamos.....

    Lucas Neto

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber mais sobre como o Padre Gabriel viveu, como foi seu trabalho pastoral. por um acaso existe algum livro ou monografia sobre o assunto?
    email: fabricioprado@hotmail.com.br
    grato

    ResponderExcluir