Juventude ativa!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PAPO JOVEM: Irmãs Unidas: Santas Clara e Inês de Assis


Irmãs Unidas: Santas Clara e Inês de Assis

Clara

Clara queria ser freira, mas seu pai, que já era muito rico, queria casá-la com alguém que aumentasse a fortuna da família. Clara, com a permissão da mãe e consentimento do Bispo foge de casa numa madrugada estrelada, para a igrejinha de São Damião, onde Francisco lhe corta o cabelo, sinal de consagração a Deus.

Inês

Clara tinha uma irmã mais moça de quatorze anos, de nome Inês. Esta, não suportando a separação e animada por Clara que orava por ela, poucos dias depois, abandonou também a casa e fugiu para o convento de Santo Ângelo das irmãs Beneditinas, onde Clara estava hospedada até conseguir um convento próprio.

Doze homens fortes e bem armados, comandados pelo tio Monaldo, receberam ordens do pai das moças para trazer ao menos Inês de volta, ainda que por meios violentos. Diante daquela demonstração de força, as freiras de Santo Ângelo decidiram mandar a jovem embora.

E agora?

Inês, não aceitou ir, arrastada pelos cabelos e espancada com brutalidade, ela gritava, pedindo socorro a Clara que rezava, invocando ajuda de Deus. De súbito, o corpo de Inês torno-se pesado e rígido como um bloco de pedra. Os doze robustos homens esforçam-se por arrastá-la. Tomado de fúria, o tio tentou esmagar-lhe a cabeça com suas luvas de ferro, mas fica com o braço paralisado no ar. Clara, então, aproximo-se, tomou sua irmã toda esfolada, semimorta, no colo e a levou para dentro do convento. Que coragem! Você lutaria assim por sua vocação?

Anos depois, outra irmã de Clara e Inês, a Beatriz foi juntar-se a elas no convento. E após a morte do pai, as três irmãs receberam também a mãe no convento das Clarissas, em consideração a primeira das seguidoras de São Francisco: Santa Clara de Assis.

De onde veio a força de Clara e Inês? Pequenas, delicadas, jovens, frágeis… e venceram um exército! De onde vinha a força de Clara e Inês de Assis? Do Espírito Santo de Deus, peça a Ele a força que você precisa para permanecer fiel a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário