Juventude ativa!

terça-feira, 30 de julho de 2013

PAPO JOVEM: Por que temos tanto medo de ser felizes?


Por que temos tanto medo de ser felizes?


Encontrar a felicidade não é o mais difícil. O difícil é optarmos por ela. Vivemos pedindo pra Deus que realize nossos sonhos para que possamos ser mais felizes, mas esquecemos que Ele é o autor da nossa estória e confiamos pouco no que ele nos oferece.


E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E, encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, e disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2:1-11)


O primeiro milagre de Jesus ocorreu em um momento que havia acabado o vinho de uma festa de casamento, que ali representava a alegria das pessoas que comemoravam uma união conjugal. Jesus ao transformar a água em vinho, trás de volta a alegria das pessoas que estavam alí para festejar, e é isso que ele pretende fazer na nossa vida, ele quer transformar a nossa vida triste representada pela água, em alegria, representada pelo vinho. Não existe motivo para vivermos na tristeza se o próprio Deus quer nos trazer a felicidade, então: por que nós hesitamos em aceitá-la? A resposta é bem clara: MEDO DA MUDANÇA! Apesar de querermos uma transformação para melhor tememos que a obra de Deus não nos agrade, uma grande besteira. Todos que provaram do vinho produzido pelo milagre de Jesus puderam perceber o quão bom era aquela bebida, muito melhor que a que era servida anteriormente, e assim também é a nossa mudança por Jesus, quando a provarmos perceberemos o tanto que ela é melhor para nós. A única coisa que devemos fazer é obedecer a vontade de Deus, como fizeram os serventes cumprindo o que Jesus pediu.

Apesar do caminho da felicidade então ser simplesmente ouvir a vontade de Deus, nos deparamos com um outro problema, como ouvi-la? As respostas estão nos detalhes que somente um coração cheio do Espirito Santo é capaz de perceber. Enchemos nossos corações do Espírito procurando estar junto dele por meio de orações, da comunhão, da confissão.

A ausência dessa intimidade com o Espírito Santo é que nos faz pedir tanto a felicidade e deixá-la escapar pelas nossas mãos. Quantos de nós não pedimos tanto para que nossos relacionamentos amorosos sejam corrigidos, pedimos que sejamos felizes no namoro, que paremos de sofrer por aquela pessoa amada, ou para que a pessoa certa apareça na nossa vida? Pedimos muito, mas não reparamos no que Deus vem preparando para nós, não percebemos que muitas das nossas decepções na verdade são a revelação de Deus de que devemos mudar nossas condutas ou até mesmo que aquela pessoa não é a certa para nós. As vezes pedimos tanto para que Deus concerte nossos namoros, porque nossas namoradas ou namorados não são aquilo que queríamos e pedimos grandes mudanças para aquela pessoa. Mas, às vezes Deus coloca as pessoas certas bem ao nosso lado, nos fazendo bem, e pelo medo da mudança continuamos com a pessoa errada e deixamos a certa passar. 

Conheço tanta gente que perde a pessoa certa por um complexo de inferioridade em pensar que não é digno da outra, tudo isso por falta de um coração cheio do espírito.
E quando se trata da nossa família? Nossos pais? Porquê muitos jovens não são felizes em sua casa? O seu pai e a sua mãe tem muitos problemas pra enfrentar, e as vezes a vida pode deixar neles um coração mais resistente que muitas vezes vai impedir de expressar o amor por você, e aí entendemos isso de uma forma bem diferente, vemos por uma carência como se fosse falta de amor e de valor por nós. Mas, sem dúvidas consiste em um grande engano porque o amor deles é reflexo do amor de Deus, então com certeza eles te amam muito, de uma forma inimaginável. Talvez eles consigam fazer isso de uma forma mais fácil com outras pessoas que não seja você, talvez expressem melhor em seus irmãos ou amigos, então é o jovem com o coração no Espírito Santo que deve fazer essa mudança para ser feliz com a sua família. Quando nosso comportamento revela a vontade de ser feliz e de amar intensamente nossa família aqueles que estão ao nosso redor serão tocados. Quando exalamos carinho, paciência e atenção com os nossos pais, mesmo que seja de forma pouco correspondida, funcionará como o mais potente “amolecedor de corações”. Nós devemos ser a mudança que queremos ver em nossa casa, se queremos que a felicidade chegue lá, devemos levá-la.

A felicidade não é um sentimento que se pode enganar. As vezes tentamos enganar a nós mesmo dizendo que somos felizes com coisas erradas, que o que vivemos é suficiente, mas o fato de não optarmos pelo caminho verdadeiro fará com que tudo isso se desmorone um dia. Todas aquelas lágrimas derramadas, quando você se viu de mãos atadas para realizar a sua felicidade, incapaz de dar sentido a sua vida que parecia sem razão precisam dar lugar agora a confiança em Deus. A felicidade que procuramos, o vinho que queremos na nossa vida será obtido pela ação daquele que tudo pode e que nos quer dar. 

Não podemos mais cultivar esse medo de se entregar a Deus, medo do que ele fará na minha vida, pois ele já garantiu que ele nos quer sorrindo. Seja feliz, seja de Deus!


Lucas Ramos

Por juventudeativa@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário