Juventude ativa!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CURIOSIDADES: Precisamos de… fontes confiáveis

curiosidades

Precisamos de santos de calça jeans

Precisamos de fontes confiáveis

Já faz tempo que anda circulando entre os jovens na internet um texto cuja autoria supostamente seria do Papa João Paulo II, mas as pessoas não param para pensar que antes sair compartilhando um polêmico e motivador texto de um Papa elas deviam consultar se foi ele mesmo que escreveu ou disse aquelas coisa. Vejamos uma das diversas versões do texto:

Precisamos de Santos sem véu ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.
Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.
Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.
Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.
Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

O texto “Precisamos de santos de calça jeans” não aparece em nenhum lugar do site www.vatica.va nem em qualquer outro local confiável. Ele pode ter palavras de incentivo, mas com certeza não são palavras de um Papa.

Por conta da falsa autoria atribuída ao texto, ele foi muito compartilhado e gerou vários outros derivados como músicas, blogs e até nome para programa de TV. Ainda assim, nem tudo esta perdido porque no livro chamado “Santos de Calça Jeans” da editora Canção Nova o autor incluiu a informação de que o texto não é de autoria do Papa.

A pergunta que fica afinal é: Quem escreveu o texto então? O mais próximo de uma resposta que nós chegamos foi esta discussão em um fórum do Orkut na qual alguém chamado Gilberto assumiu a autoria do texto e postou a suposta primeira versão do texto(no lugar de “beber refrigerante”, por exemplo, o texto trás “tomar uma cerveja”)

Espero ter apenas esclarecido as coisas sem deixar ninguém triste. Temos que nós preocupar mais com a verdade.

por Gabriel Pinheiro (isso é verdade)

5 comentários:

  1. .
    Valeu pelo esclarecimento, Gabriel. Há um bom tempo entrei numa discussão exatamente por este motivo. As pessoas passam a circular frases, palavras, e textos que nunca foram ditos pela Igreja, e acabam simplesmente, na pior das situações, deturpando até a Doutrina e verdades da nossa Fé.
    .
    Essa "Carta aos Jovens" do Beato João Paulo II existe, e está aqui: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_31031985_dilecti-amici_sp.html ...
    .
    Mas não tem NADA a ver com esse texto que andam circulando. O incrível é que em muitos meios de comunicação, citam até o ano desta carta, sendo que estes mesmos sequer foram em alguma fonte segura para certificar disso.
    .
    Um papa nunca usaria termos coloquiais e genuinamente "brasileiros" em uma Carta Apostólica, como por exemplo: "se lascam na faculdade", "refri", "hot-dog" e "escutem discman" (Galera, discman nem existia em 1985... hahaha)
    .
    E nem faria uma propaganda em larga escala para a The Coca Cola Company...
    .
    ‎"Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos" - Papa João Paulo II
    .
    Apenas este trecho acima é do papa, o resto da carta não, como consta.
    .
    Alguém, numa época, citou isso dentro de outro texto, e ao final o texto circulou, circulou e acabou sendo atribuido completamente a JPII, mas eu acredito que o erro neste caso seja de comunicação, a mensagem acabou se deturpando com a circulação ... O melhor lugar para encontrar essas cartas, por mais que vá dar um certo trabalho é:
    .
    www.vatican.va
    .

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Massa!
    Também já sabia que o texto não era da autoria de um papa (por ter lido isso no livro), mas sim parafraseando o que o papa disse.

    Eu vi isso acontecer na paróquia que minha comunidade faz parte: fizeram um congresso da juventude com esse tema, leram o texto, e, infelizmente, disseram que era do papa...

    E as vezes é até difícil falar que não é, mas a gente tenta na medidado do possível, como o irmão Gabriel disse: "sem deixar ninguém triste. Temos que nós preocupar mais com a verdade.".

    Vlw pelo post, abraço a todos!
    Fé em atitude pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Pooooxaa, tinha que ter postado isso antes, agora que já até divulguei no facebook como se fosse um texto de autoria do Papa João Paulo II. Valeu pelo alerta, até porque isso é muito comum, informações falsas que acabam se tornando "senso comum" e são consideradas verdades.

    ResponderExcluir
  4. Queria dizer que, sem conhecer de antemão este blog, publiquei no meu algo parecido, com as mesmas conclusões. http://acaminhoteologia.blogspot.com/2012/02/precisamos-de-santos-de-joao-paulo-ii.html

    ResponderExcluir
  5. Entretanto, as versões que vi do texto não trazem nada que não possamos usar para a Evangelização. É claro que é completamente possível que eu não tenha visto todas as versões. Naquilo que li, acho o texto - que de fato, não se pode atribuir ao papa - bastante aproveitável para trabalharmos com a juventude.

    ResponderExcluir