Juventude ativa!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CONFESSIONÁRIO: Entendendo a Confissão

confessionario

Entendendo a Confissão

O texto abaixo foi retirado de um  artigo da Wikipédia e explica de forma concisa o que é a Confissão e qual é a importância dela para o católico.

(Grifos meus)

Na Bíblia, Jesus Cristo cedeu aos doze apóstolos o poder de perdoar os pecados (Jo 20,21-23). São Paulo posteriormente adverte da necessidade e da origem deste sacramento (2Cor 5,18). As Igrejas cristãs que praticam a confissão ensinam que este poder foi transmitido ao clero, que pode ser visto como os sucessores espirituais dos Apóstolos, que continuariam a transmiti-los. O poder de perdoar os pecados, porém, não deve ser conferido a qualquer um (1Tm 5,22), ainda que o valor deste sacramento não dependa da santidade pessoal do sacerdote (Rom 5,11), pois o objetivo é evitar escândalos causados por pessoas despreparadas, que não compreendam este sacramento em sua totalidade (1Tm 4,14).

"porque a nova vida da graça, recebida no Batismo, não suprimiu a fragilidade da natureza humana nem a inclinação para o pecado (isto é, a concupiscência), Cristo instituiu este sacramento para a conversão dos batizados que pelo pecado d’Ele se afastaram." (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n. 297)

Os atos do penitente são "um diligente exame de consciência; a contrição (ou arrependimento), que é perfeita, quando é motivada pelo amor a Deus, e imperfeita, se fundada sobre outros motivos, e que inclui o propósito de não mais pecar; a confissão, que consiste na acusação dos pecados feita diante do sacerdote; a satisfação, ou seja, o cumprimento de certos actos de penitência, que o confessor impõe ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado." (Idem, n. 303)

"Devem-se confessar todos os pecados graves ainda não confessados, dos quais nos recordamos depois dum diligente exame de consciência. A confissão dos pecados graves é o único modo ordinário para obter o perdão.” (Ibidem, n. 304)


Diferente do que muitos pensam, não existe mistérios para fazer uma BOA confissão. Fazendo o seu exame de consciência e abrindo o seu coração arrependido diante do sacerdote que representa o próprio Cristo é muito mais simples do que você imagina. EXPERIMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário