Juventude ativa!

sábado, 29 de outubro de 2011

FORMAÇÃO: Ciência e Religião #2 - Evolução

formacao

Ciência e Religião #2

Evolução

"embora a fé supere a razão, não poderá nunca existir contradição entre a fé e a ciência porque ambas têm origem em Deus." (São Tomás de Aquino)

Ficheiro:Origin of Species title page.jpgNa primeira postagem da série Ciência e Religião, falamos sobre a contribuição do Padre Georges-Henri na formulação da teoria do Big Bang para tentarmos entender como o universo surgiu e nessa edição vamos falar da contribuição de outro católico para outro assunto científico que geralmente causa uma certa polêmica.

“A origem das espécies” de Darwin gerou muita polêmica por que negava a, até então, visão religiosa de que as espécies haviam sido criadas por Deus desde o principio sem que houvessem alterações. Porém, a teoria evolucionista de Darwin tinha uma lacuna que nem ele, nem ninguém conseguia preencher: Como as espécies mudavam a cada geração?

A resposta veio de onde menos se esperava… de um monge agostiniano chamado Gregor Johann Mendel que graças aos seus estudos sobre as heranças genéticas hoje é conhecido como pai da genética. Suas contribuições servem de base (juntamente com a seleção natural de Darwin) para a mais aceita posição atual sobre o evolucionismo: o Neodarwinismo.

Quando falamos de evolução não podemos deixar de ressaltar que quanto mais estudamos as maravilhas da criação, mais percebemos que a criação do ser humano é uma obra especial que teve um carinho imenso do Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário