Juventude ativa!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TRIBUNA LIVRE: A figura do Papai Noel


A figura do Papai Noel
  
Papai Noel ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de Dezembro. A lenda pode ter se baseado em parte em contos hagiográficos sobre a figura histórica de São Nicolau.

Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto.

O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais. Outros apontam a tradição de Noel como um bom exemplo de como as crianças podem aprender que podem ser deliberadamente enganadas pelos mais velhos, o que ajudaria a ensiná-las a ser cuidadosas em aceitar qualquer outra superstição ou crença infundada.

Durante nosso ensaios de cantos surgiu uma grande divergência de opiniões quanto à presença da imagem de Papai Noel dentro da Igreja (na arvore de natal da comunidade), pois se de um lado ele é um Santo bondoso que distribuía bens ao necessitados, por outro ele é uma grande jogada de  marketing consumista que incentiva crianças a querer cada vez mais presentes, além de incentivar os pais a contar mentiras ao dizer aos filhos que é o bom velhinho que traz os presentes.
Qual é a sua opinião: 
Convém aos cristãos incentivar a lenda do Papai Noel? COMENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário