Juventude ativa!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TRIBUNA LIVRE: Exorcismo: A Luta Contra o Mal


Exorcismo
 A Luta Contra o Mal


O Conexão Repórter desta quinta-feira desvenda o segredo de um dos rituais mais antigos e misteriosos do Cristianismo: o exorcismo. A prática de expulsar demônios. O programa entrevistou, com exclusividade, o Padre considerado maior especialista no assunto.Você vai ver como são feitos os rituais de exorcismo pelas igrejas católicas do Brasil e o que diz a ciência sobre essa prática. Um dos mais antigos exorcistas brasileiro enfrenta o que ele acredita ser um demônio.

"Tivemos acesso a um dos rituais mais longos que se tem noticia na atualidade. São cenas de um exorcismo que está em curso na Espanha, há oito anos. A mulher que aparece no vídeo é uma universitária que ficou conhecida com o nome ficticio de Marta. Toda a imprensa europeia já teve acesso a uma sessão de exorcismo da jovem. As imagens impressionam. Em alguns momentos da gravação, Marta responde ao padre com a voz de homem. A suposta possessão de Marta foi descoberta pela mãe dela em 2002. A garota chegou a ser internada entre a vida e a morte em um hospital e quando saiu a possessão aumentou. A única saida da familia foi pedir ajuda da igreja católica.

O homem que passou a cuidar de Marta é considerado um dos maiores exorcista do Vaticano: Padre José Fortea. Ele é especialista em demonologia e se formou em teologia na universidade de Navarra, na Espanha. O padre José Fortea já ficou cara a cara com o que ele acredita ser um demônio dezenas de vezes.

O filme ´O Exorcista´ tirou o sono de muita gente. Realidade ou ficção? Alguns dizem que o filme foi baseado em fatos reais. Contaria a história de um garoto de 14 anos que sofreu por anos a possessão de demônios.O caso teria acontecido em 1949 em Mount Rainier, no estado de Maryland, subúrbio de Washington DC.

Há doze anos, Roberto Cabrini entrevistou Linda Blair, a atriz que interpretou uma menina possuída por demônios no filme "O Exorcista". Durante o encontro coisas estranhas aconteceram. Objetos caíram de prateleiras durante a gravação. O filme ´O Exorcismo de Emily Rose´ foi baseado em uma história de fatos reais. Na verdade Emily Rose representava a garota Annelise Michel que começou a ser supostamente possuída por demônios aos 16 anos. Annelise tinha alucinações e não conseguia sequer tocar em um crucifixo. Foram várias internações e quase 70 sessões de exorcismo. Annelise morreu quando completou 23 anos. Os rituais foram gravados em mais de 40 fitas de áudio.O exorcismo de Annelise Michel foi autorizado por Josef Stangl, bispo de Würzburg. O mesmo que foi responsável pela consagração a bispo do atual Papa Bento XVI. Os padres que participaram do exorcismo Ernest Alt e Arnold Renz acabaram condenados por negligencia médica. O caso ficou conhecido como Klingenberg.
Fomos em busca de possíveis vítimas de possessão por demônio pelas igrejas do Brasil. Alguns padres fazem exorcismo coletivo. O que eles chamam de libertação. Para ser um exorcista oficial do Vaticano o sacerdote precisa ter autorização do bispo da Arquidiocese local. Não foi o caso do Padre Cleodon. E só por esse motivo que ele chama as sessões de exorcismo de libertação. O Padre chega. A igreja está lotada de fiéis. O nome biblico de um demônio é citado. A sessão de libertação coletiva parece começar.O suposto diabo é expulso com muito animo. O padre Cleodon toma a frente. Promessas são feitas e o padre reza com palavras indecifráveis. Começa o exorcismo coletivo.

Em algumas culturas como a antiga babilônia, as doenças e tragédias eram causadas por demônios. Na contramão da ciência, alguns padres atribuem a possessão de demônios como causa de doenças. Alguns seguidores entram em estado de histeria durante o ritual e são retirados para uma espécie de enfermaria. Homens e mulheres são colocados lado a lado. É feito mais uma vez o exorcismo. Enquanto na sala o suposto demônio é expulso, no salão os fiéis não param de cantar. O padre circula de uma sala a outra. Quer saber como estão os fiéis. Elas estão aparentemente perturbadas. São carregadas pelos seguidores. Frenéticas, quase agressivas. O ritual é intenso. O sacerdote não usa água benta. Ele fala que faz a expulsão dos demônios com a simples imposição das mãos.

Padre Cleodon volta para o salão onde o público reza sem parar. Dá alguns passos e se depara com mais uma suposta possuída no chão. Começa a exorcizar novamente. O culto de libertação na Igreja Católica Apostólica Romana chega ao fim. O padre não tem permissão da Arquidiocese para realizar sessões de exorcismo na casa das pessoas.

Visitamos uma igreja que pratica o ritual de exorcismo na casa das pessoas. Esta não é uma igreja católica tradicional. Não tem qualquer ligação com o Vaticano. Quem está a frente é o padre Jader Pereira. Ele se considera um exorcista. Ele não vê diferença entre o que faz dos outros sacerdotes católicos. O padre canta, anima o público. O culto acontece com uma música de fundo. Na missa ele distribui água benta. Velas de várias formas e cores são compradas na igreja a um preço de R$ 6,00 cada. Elas são acesas no meio do tumulto. Colocadas no chão junto das pessoas que a qualquer momento podem ter um ataque de possessão. Começa uma preparação para o ritual de exorcismo coletivo. Padre Jader cria toda uma expectativa. E chega o momento do que eles chama de possessão.

A trilha musical ganha força. Fiéis imediatamente ficam supostamente possuídas. A pedido do padre elas são levadas para frente do palco. A platéia entra em convulsão. Algumas choram desesperadas, outras se batem. O padre continua o sermão e chama pelo diabo a todo momento.

Pessoas se batem e o ritual de possessão chega ao climax. Padre Jader desce do palco e começa a fazer exorcismo. Passa dando uma espécie de benção. Negocia com alguns possiveis demônios. O espirito se debate e ameaça a vida da sua possuida. O padre começa o exorcismo.Como num passe de mágica, a entidade negativa obedece. Todas as fiéis sabem de certo modo quem e como são os seus próprios demônios. Seria uma fuga da realidade ?

A ciência não acredita em demônios. Para o presidente do Instituto de Hipnoterapia, Dr.Bayard Galvão a crença das pessoas criam coisas. Levamos imagens da missa do padre Jader para o psicólogo avaliar. Ele nos dá uma explicação científica. Para Dr. Bayard, a mente induz o corpo a produzir diversos efeitos .

Padre Jader se prontifica a ir até a casa de suas seguidoras para livra-las do suposto diabo e se prepara para exorcizar duas de suas fiéis. A primeira é a dona de casa Maria Emilia Bastos, 68 anos, que atribui à doença dela e do marido inveja e mau olhado. Ela diz que sente que sua vida está estagnada por forças ocultas. É noite e padre Jader chega à casa de Maria Emilia. Ela sabe que vai passar por mais uma sessão de exorcismo. Padre Jader sabe o que o aguarda e se prepara. Maria Emilia entra numa espécie de transe. O padre começa uma negociação com suposto espírito que tomou o corpo dela. A preocupação é que ela não se machuque e o exorcismo continua.

A próxima cruzada no caminho do padre Jader é Talita de Souza, 18 anos, auxiliar de ajudante. Quando o padre chega Talita começa a sentir a presença de forças ocultas. A garota conta que ficou deprimida por causa de uma desilusão amorosa e atribui a possessores o término do seu namoro. A mãe de Talita fica desesperada ao ver a filha endiabrada. Talita tem medo do ritual de exorcismo. O padre vai para o quarto da garota e prepara talita pra incorporação. Talita fica agressiva. O padre tem dificuldades pra segurar a garota e sai em luta corporal contra o possível obsessor. O suposto espírito faz ameaças contra a garota. Padre Jader desafia o obsessor. O espírito do mal não se deixa intimidar e faz novas ameaças. O padre reza e acredita que possessor foi embora.

Rio de Janeiro. Uma cidade que é abraçada pelo Cristo Redentor. Seria possível sofrer ações demoníacas? Padre Nelson Rabelo é um dos exorcistas mais antigos no Brasil. Está à frente da Igreja Católica Apostólica Romana Sant´ana, no centro do Rio. Muito procurado por pessoas que acreditam estarem possuídas. Na paróquia que o padre cuida, fiéis rezam. Pessoas no meio da missa passam mal, entram em transe. Voluntários molham os fiéis com água benta, uma espécie de arma da igreja católica contra possíveis demônios. Uma mulher fica supostamente possuída por forças do mal. Precisou ser retirada para a sacristia da igreja. Estaria ela supostamente possuída pelo demônio?

Na igreja Sant´ana muitos voluntários ajudam durante o exorcismo. Padre Nelson fala da necessidade de o exorcismo ser feito por um grupo de pessoas. O sacerdote faz exorcismo com algumas pessoas fora do horário da missa. O ritual começa com uma oração. A suposta possuída começa a passar mal. O padre insiste e continua a rezar. A voluntária, uma espécie de assistente do padre Nelson, reza e ajuda a segurar a mulher. Emoções ficam à flor da pele. A mulher ri e chora ao mesmo tempo. Padre Nelson tem uma maneira muito particular de expulsar o que acredita serem espíritos do mal. Ele estapeia a mulher, ela chora. Em alguns minutos ela começa a se acalma e resolve rezar junto.

Padre Nelson também faz exorcismo sob encomenda. É requisitado para ir até um escritório e sai na calada da noite. Idalina Maria é a dona do escritório e se diz vitima de feitiçaria. Durante uma reforma teria encontrado coisas estranhas entre duas paredes do seu escritório. Atribui a melhora à visita do padre. Após o exorcismo padre Nelson volta para paróquia. A luta contra o suposto demônio continua. O exorcismo no Brasil acontece em praticamente todas as religiões". E você acredita em demônios?

Fonte: Sbt

Nenhum comentário:

Postar um comentário