Juventude ativa!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PAPO JOVEM

 
Quem se doa também ganha

Hoje peço licença para usar o espaço cedido a mim neste blog para refletir sobre uma experiência pessoal que vivi no último final de semana. Ao contá-la, pretendo que a juventude que ainda anda um pouco passiva, se tome de coragem para dividir com o próximo o que temos em abundância: vigor. Falo isso pois conheci pessoas que andam, falam, se alimentam e se comunicam com dificuldade, os velhinhos do Recanto dos Idosos, de Guarapari.

O grupo paroquial do qual faço parte organizou uma visita ao asilo, que já havia acontecido outras vezes. Admito que sempre tive resistência em encarar o novo, o diferente, o imprevisível. Nunca havia ido a um asilo, por nenhum motivo, nunca conheci ninguém que vivesse em um. Acompanhei o meu grupo com um leve sentimento de obrigação, não diria que fui com má vontade, isso não, mas com uma pontinha de pessimismo, já imaginando que seria uma tarde monótona.

Já inicialmente fiquei feliz por ver meus amigos muito satisfeitos em fazer o que estavam fazendo, a doação deles me surpreendeu, era claro para mim que eles estavam gostando de fazer o que faziam, serviam os lanches para os velhinhos, conversavam, abraçavam, dançavam com eles. E a recepção deles era muito boa, foi uma excelente troca. Descobri que as visitas de suas famílias são escassas, e embora a assistência dos médicos e dos funcionários do asilo seja satisfatória, o carinho que eles tanto gostam de receber acontece muito pouco.

Ano passado, em uma experiência de estágio, eu trabalhava com uma turma de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Quando a supervisora do estágio me comunicou que nesta turma havia um aluno autista e um portador de Síndrome de Down e eu seria a responsável por eles durante 30 minutos, a minha sensação de decepção foi clara. Para mim era inconcebível ter qualquer relacionamento com alguém que possui necessidades especiais. O que eu posso fazer por essas pessoas? Em que eu contribuiria para a educação e formação daqueles dois alunos? O que eu acrescentaria na vida de velhinhos que eu nem conheço?

Felizmente fui surpreendida nos dois casos, fui muito feliz nas duas ocasiões: Breno e Rodrigo são alunos que eu nunca vou esquecer; a gratidão dos idosos conosco causou-me um êxtase silencioso e um radioso luxo de sensações prazerosas. As pessoas que precisam da ajuda dos outros sempre têm alguma coisa para nos oferecer, a mim não resta dúvidas.

Portanto, se doe, se entregue, Deus nos deu a disposição, compatilhe-a. A propósito, caso um grupo se interesse em fazer uma visita, elas acontecem aos domingos e o recanto fica situado à Rua Felício Bitar, 22. Lagoa Funda, em Guarapari, o telefone é (27) 3261-5468. Encerro com uma frase do meu amigo Marcos Vinícius, "Na juventude aprendemos, na velhice compreendemos". E aí, vamos lá, moçada?


Leilaine Chagas
Encontro de Jovens com Cristo - Paróquia São Pedro
Grupo de Jovens JUEC - Matriz São Pedro
Colaboradora do blog juventudeativa.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário