Juventude ativa!

terça-feira, 13 de abril de 2010

JÁ NEWS!

Denúncias de pedofilia não abalam fé católica, diz arcebispo de Vitória

foto: Fábio Vicentini - GZ
Dom Luiz Mancilha, arcebispo de Vitória, celebrante da missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Penha, celebrada na Prainha, Vila Velha.
Dom Luiz afirmou que a igreja é pecadora, mas não se pode generalizar a falha de um ou de outro para toda uma instituição


No encerramento da maior festa religiosa do Espírito Santo, o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que celebrou a missa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, contra-atacou as críticas feitas à Igreja Católica por conta de denúncias de pedofilia praticados por padres. Dom Luiz afirmou que a igreja é pecadora, mas não se pode generalizar a falha de um ou de outro para toda uma instituição.

"Todos nós somos pecadores. Gostaria que alguém me mostrasse uma pessoa perfeita. Em todo canto há um ou outro que erra. Mas a maioria absoluta é gente correta que caminha nos passos de Jesus. A igreja na nossa concepção é santa e pecadora. Santa enquanto vive o mistério de Cristo e pecadora com seus membros. Depois de nosso batismo, todos nós experimentamos fraquezas. Temos o sacramento da penitência para nos reintegrar a família de Deus. Vamos caminhando na esperança. Sabemos que o amor d Deus é maior que qualquer pecado", disse.

O arcebispo destacou ainda que essas denúncias não estão interferindo no trabalho da igreja junto aos fiéis. Ele afirma que a cada ano o número de católicos tem crescido e que a fé existente em cada um deles não faz com que os fatos denunciados os coloquem contra a religião.

"Muita gente gosta de dizer que a igreja católica está caindo. Mas é o contrário. Ela está crescendo em números. Nossas igrejas estão lotadas, estamos construindo outros templos para acolher nossa gente. Isso é um sinal que a fé cresce, apesar da falha de um ou outro membro nosso. Não se pode generalizar. Nosso povo entende tudo isso e tem uma fé muito firme. Não é qualquer coisa que vai desanimar nossa gente. Percebo um crescimento muito vivo dos cristãos católicos. Isso me trás alegria e esperança de que possamos, como igreja de Deus, dar um testemunho bonito no meio da humanidade", afirmou Dom Luiz.

Aos políticos que participaram da Missa em homenagem a Nossa Senhora ou que daqui pra frente estejam presentes em  qualquer outro ato de fé católica, o religioso deixou uma mensagem: que a participação deles não seja hipócrita, visando apenas a auto promoção.

"A presença dos políticos católicos e de outros políticos é sempre bem vinda. Eu só peço que não seja uma presença hipócrita. Que seja uma presença de alguém que queira servir ao nosso povo, a nossa sociedade e não apenas a interesses próprios. Eu peço a Deus que abençoe todos os políticos. Acho que a política é algo nobre. Devemos valorizar os políticos sérios. Mas aqueles que são hipócritas que o nosso voto os deixe de lado. Vamos o acolher como pessoas humanos, mas como servidor da sociedade vamos dizer que queremos gente série e ética", destacou.

Os festejos de Nossa Senhora da Penha terminaram na noite desta segunda-feira com o show do padre Fábio de Melo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário