Juventude ativa!

terça-feira, 20 de abril de 2010

JÁ NEWS!

Bento XVI tem sido incansável na “análise e correção de abusos”


PORTO, 19 de abril de 2010
 
O bispo do Porto, Dom Manuel Clemente, considera que Bento XVI, desde que assumiu o pontificado, tem sido “incansável na análise e correção de abusos”.
 
Dom Manuel Clemente celebrou nesse domingo, na Sé do Porto, um Te Deum pelo 5º aniversário da eleição do Papa Bento XVI.

“Damos graças a Deus pelo ministério de Pedro; e damos graças também pelo pontífice que atualmente lhe dá nome e figura”, disse inicialmente em sua alocução o bispo.

Segundo Dom Manuel Clemente, o Papa Ratzinger “trouxe ao pontificado, na sucessão da grande figura de João Paulo II, o contributo muito oportuno da sua personalidade fortíssima, nos aspectos doutrinais e práticos”.

“Intelectualmente, como inteligência aguda e aplicada, quer à tradição eclesial, quer aos muitos anos já vividos, da Alemanha a Roma, na preparação, realização e aplicação do Concílio Vaticano II, fielmente interpretado.”

“O atual Pontífice é, indubitavelmente, uma das vozes mais ouvidas e dos pensamentos mais seguidos, por todos os que não desistem de compreender e aprofundar tudo quanto à humanidade respeite”, afirmou.

Para Dom Manuel Clemente, o exercício racional “nunca separou Bento XVI da realidade eclesial e mundial, no que esta traga de mais concreto e interpelante, rumo à idoneidade evangélica”.

“Certamente recordamos as suas meditações para a Via Sacra no Coliseu de Roma, pouco tempo antes da morte de João Paulo II. Aí aludia com palavras fortes – e porventura inesperadas – às graves contrafacções por vezes observadas na Igreja e nos seus ministros, que urgia corrigir e ultrapassar.”

Pois bem – prossegue o bispo –, “desde que assumiu o pontificado, Bento XVI tem sido incansável na análise e correcção de abusos, reforçando-nos a todos no mesmo sentido e dando ao mundo um exemplo ímpar de reforma institucional, que certamente estimulará outros a fazerem o mesmo nos seus próprios campos”.

“Lucidez e coerência, também não têm faltado a Bento XVI na abordagem doutras temáticas sensíveis, desde o campo ecuménico e inter-religioso a tudo o que respeite à vida humana, da concepção à morte natural”, considera.

Dom Manuel Clemente convidou os fiéis a darem “muitas graças a Deus pelo atual pontificado”. Afirmou que todos devem “trabalhar para que o seu magistério seja mais acolhido e encontre mais consequência na nossa vida pessoal e comunitária”.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário