Juventude ativa!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PAPO JOVEM |




 Harry Potter na visão católica


Uma polêmica muito grande entre os cristãos é como posicionar-se diante do personagem Harry Potter, que tem fascinado tanto crianças e adolescentes, como adultos. Seria esse herói um bom exemplo ou um perigoso instrumento para a divulgação do esoterismo.

Os defensores de Harry Potter afirmam que se trata apenas de uma inocente história capaz de expandir a imaginação das crianças, além de abrir as portas para o esquecido mundo da leitura. Já os críticos prevêem um crescimento do interesse pela magia e pela bruxaria, e afirmam que já existe um número crescente de crianças e jovens buscando na Internet sites sobre satanismo ou similares.

Um sucesso mundial que já trouxe a sua escritora mais de 200 milhões de dólares. A escritora Joanne Kathleen Rowling, já escreveu sete livros do pequeno bruxo que desperta interesse mundial nas crianças, Harry Potter e a Pedra Filosofal (virou filme), Harry Potter e a Câmara Secreta (virou Filme), Harry Potter e o Cálice de Fogo (virou filme), Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (virou filme) que faturou para a escritora 40 milhões de dólares em 24 horas que foi lançado no Brasil em inglês, já vendeu 4 milhões de exemplares Harry Potter e a Ordem de Fênix (virou filme), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (virou filme) e Harry Potter e as Relíquias da Morte (previsto o lançamento do filme para 2010).

Quem é Harry Potter? 
Harry Potter é orfão de pai e mãe, vivia com os tios. Seus pais eram um mago e uma bruxa assassinados pelo perverso Voldemort. Até a idade de 11 anos vivia em um mundo de "muggles" (gente que não crê em bruxarias ou que as condena como perigosas). Ao descobrir suas origens, entra numa escola de magia e bruxaria. Assim passa a aprender as artes ocultas e demonstra ser competente. A cada história é apresentada uma dimensão do envolvimento de Potter com o ocultismo.

O mundo de Harry Potter 
O dia-a-dia de Harry Potter é vivido em função da magia. A sua escola não é um lugar para aprendizagem normal, mas de lições sobre porções mágicas, como defender-se da magia negra, transformação das coisas, até as brincadeiras tem algo mágico. Aparecem referências ao Natal e à Páscoa, porém apresentadas somente como festas para uma refeição especial, troca de presentes e seguidas de férias. Jesus Cristo, centro dessas festas, não importa na escola de Hogwarts, tudo será reduzido a um costume social. Halloween é a grande festa do ano.
A magia tem o foco das atenções, ela constitui a única coisa que realmente interessa no universo criado por J. K. Rowlings.  Pode-se alegar que Harry Potter se passam num mundo de fantasia, que não tem nenhum contato com nossa realidade. Isto não é verdade porque o mundo de Harry Potter é vinculado ao nosso mundo, e é um mundo secreto, escondido dos “trouxas” – como são chamados os não bruxos nos livros – através de magia e de códigos de condutas para os magos. Assim, os “trouxas” ou seja, as pessoas comuns, nem sequer desconfiam da magia e vivem num mundo exatamente como o nosso.

O simbolismo usado em Harry Potter 
Harry Potter usa personagens ou palavras com um significado semelhante ao do cristianismo.

Um desses personagens é apresentado como uma pessoa extremamente gentil e generosa. Trata-se do Sr. Nicolas Flame, que com a idade de 666 anos decide dar a sua vida para salvar a humanidade, em troca da destruição da pedra filosofal. Harry, seus companheiros e, com toda a probabilidade, os leitores são levados a admirar o gesto desse homem. Aí está uma maneira sutil de usar de modo duvidoso um dos personagens mais terríveis da Bíblia: a besta do Apocalipse. Em Ap 13,18, lemos: "Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é o número de um homem, e esse número é 666".

Uma das características de Harry é a sua capacidade de falar com as serpentes, como o terrível Lorde Voldemort, bruxo das trevas. Desde o paraíso, quando foi um instrumento para a queda de Adão e Eva, a serpente simboliza Satanás: "A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado..." (Gn 3,1ss). Esse pretenso poder de falar com as serpentes é importante para a prática da magia negra. A representação da serpente encontra-se em todos os ritos satânicos.

No primeiro livro assim como no filme, usa-se o termo "transfiguração" (usado no original inglês) para a magia de mudar um objeto em outro. Nos Evangelhos a transfiguração é o momento da revelação da divindade de Jesus Cristo, diante de alguns dos seus apóstolos no monte Tabor (Mt 17,1-2).

No segundo livro da saga, a autora utiliza a expressão "mão da glória" para falar de um objeto com forma de mão morta, que tendo uma vela entre os dedos ilumina quem a leve, "o melhor aliado dos ladrões e saqueadores". Esse termo é um dos mais frequentes na Bíblia para dirigir-se a Deus (Sl 18,2).

Prós e Contras da leitura de Harry Potter 
É importante não cair no exagero de afirmar que todos os contos de fantasia com fadas, porções mágicas etc, são perigosos para a formação das crianças e dos jovens. Como saber quais são inofensivas e separá-las daqueles que tem influência do ocultismo?

Em O Senhor dos Anéis, o personagem principal, Frodo Baggins, leva um anel mágico para ser destruído. Em sua caminhada é tentado a usar o anel para fazer o bem, mas não o usa, vence o mal por meio da coragem pessoal e humildade, passando por muitos sofrimento. Já Harry Potter vence o tenebroso Voldemort por meio do conhecimento e do poder do esoterismo.

O risco da moda Harry Potter é o de apresentar a magia como algo bom, capaz de livrar as pessoas dos perigos da vida e dos inimigos. Padre Gabriel Amorth, exorcista da diocese de Roma, diz: "Não existe uma magia boa. A magia branca praticada por Harry Potter e a magia negra... estão ambas nas mãos de Satanás". Essa onda faz crescer a superstição por meio da procura de magos, astrólogos, cartomantes... Também é digno de nota o crescente número de escolas que festejam o Halloween e não leva em conta as festas cristãs.

Efeito pernicioso é que isto acaba por atrair os fãs da série para a Wicca e outras práticas Neopagãs modernas. Tanto que alguns praticantes mais antigos da Wicca reclamam que muitas pessoas que aderiram à Wicca ultimamente tem uma mentalidade formada pelos livros de Harry Poter. Estranhamente depois do sucesso da série Harry Potter as prateleiras das livrarias mundo afora ficaram repletas de livros de bruxaria, que antes eram relegados a um canto obscuro das mesmas.  E mais, muitos sites sobre Harry Potter oferecem links para diversos sites de Wicca que existem na Internet.

A opinião de um especialista em jovens e esoterismo 
Carlos Climati, jornalista italiano, especialista em temas sobre juventude e o esoterismo escreveu: "Não quero afirmar que o romance de Rowling (autora de Harry Potter) deva ser visto sob o prisma do satanismo; porém Potter se insere em um bombardeamento esotérico que hoje ataca massivamente os jovens: rock satânico, filmes sobre bruxas, festas de Halloween... Não acredito que deva existir censura (a proibição aumenta a curiosidade); o problema é estar próximos dos jovens: hoje eles estão sozinhos diante da televisão, videogame, computador. Ninguém os ajuda a entender a verdade dos fatos, e assim é mais fácil serem instrumentalizados, desviados e 'comprados'".

E aí, qual sua opinião sobre este assunto? Comente!

Fonte: http://www.anjosdejesus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário