Juventude ativa!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PAPO JOVEM |


Os acidentes automobilísticos são a principal causa de morte entre os jovens no mundo

 Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta os acidentes no trânsito como a principal causa de morte entre os jovens de 15 a 25 anos. De acordo com o estudo, anualmente, são quase 400 mil vitimas fatais dentro da faixa etária, além de milhões de feridos gravemente, onde grande parte se torna deficiente.

Nem mesmo doenças graves como infecções respiratórias, Aids, diabetes, entre outras não conseguem ter um poder de destruição tão alto quanto a violência no trânsito. A pesquisa foi denominada de Youth and Road Safety (Juventude e Estradas Seguras), que está sendo apresentada durante a Semana Mundial de Segurança no Trânsito, que acontece nos Estados Unidos nesta semana até o próximo sábado, dia 28/04.

O relatório chega a fazer a estimativa de que, somente durante o encontro, mais 7 mil jovens com menos de 25 anos irão perder a vida. O custo anual desta tragédia chega a US$ 528 bilhões (mais de R$ 1 trilhão). Se considerada as vitimas totais, incluindo a população adulta, o resultado salta para 1,2 milhão de pessoas.

Situação no Brasil
De acordo com o Departamento de Estrada e Rodagem no Estado do Rio de Janeiro (DER) 41% dos acidentes são causados por excesso de velocidade. Além disso, os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas brasileiras. Segundo a entidade, só é possível sobreviver a um atropelamento nos casos em que o veículo estiver, no máximo, a 30 km/h. Se estiver a 60 km/h as chaces de óbito sobem para 70%. Se o condutor estiver a 80 km/h, é praticamente impossível para a vítima escapar com vida.

No geral, 64% dos acidentes são causados por falhas humanas e 30% tem origem em problemas mecânicos. O DER listou várias normas de como evitar acidentes. Entre eles está a direção defensiva, que tem como objetivo ensinar o condutor a se comportar de forma preventiva. As recomendações são desde observar a má postura de outros condutores, como verificar as condições de uma estrada.
Principais Causas de Acidentes
Dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes,
Trafegar em velocidade inadequada,
Inexperiência e falta de conhecimento,
Falta de atenção e falha de observação.
Dicas Para Um Bom Motorista
Conheça as leis do trânsito
Use sempre cinto de segurança
Conheça detalhadamente o veículo
Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento
Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los
Tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo
Não aceite desafios e provocações
Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas
Veja e seja visto
Não abuse de auto-confiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco

Princípios cristãos
A Palavra de Deus possui tanta sabedoria que, mesmo neste caso dos acidentes de trânsito, possui boas recomendações para o comportamento dos condutores. Em carta aos Efésios, o apóstolo Paulo disse como deve ser a diferença daquele que verdadeiramente aceitou o nome de Cristo. “... quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito da vossa mente. E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4, 22-24).

A recomendação serve para qualquer circunstância, inclusive no trânsito, onde é basicamente fácil se irar diante de um engarrafamento ou da imperícia de algum condutor. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo” (Efésios 4, 6-7), admoestou Paulo. Por fim, o apóstolo recomendou: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário