Juventude ativa!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

INTERNET |


Internet é apontada ao Prêmio Nobel da Paz


SÃO PAULO – Manifesto pretende incluir a Internet na lista de indicados ao Prêmio Nobel da Paz

A ideia é do Grupo Internet For Peace, que quer reunir pessoas que apóiem o projeto por meio de seu site.

Segundo descrição, a internet “é mais do que uma rede de computadores: é uma web sem fim de pessoas”. Por meio dela, habitantes de todo o mundo se conectam, permitindo o florescimento da democracia. Assim, ela se torna “uma ferramenta para a paz”.

“É por isso que o próximo prêmio Nobel da Paz deveria ir para a internet. Um Nobel para cada um de nós”, diz o manifesto.

A internet deve ter seu nome enviado ao comitê Nobel por uma das embaixadoras da campanha, Shirin Ebadi, ganhadora do prêmio em 2003. Sua participação é fundamental pois, segundo as regras da premiação, somente pessoas qualificadas podem enviar sugestões de nomes – e Ebadi, como ganhadora, se encaixa em uma das categoriais qualificáveis.

Este é o último mês para o nevio das sugestões de indicação.

Outros embaixadores são o cientista Umberto Veronesi, o estilista Giorgio Armani, o editor da Wired Americana Chris Anderson, o editor da Wired Itália Riccardo Luna, o editor da Wired Reino Unido David Rowan, o fundador do Media Lab do MIT Nicholas Negroponte e Joi Ito, CEO da Creative Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário