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terça-feira, 12 de janeiro de 2010

TECNOLOGIA


 

 

Empresa dará bônus de celular ao cliente que ouvir propaganda

12/01/2010 - ( A Gazeta)
Abdo Filho
afilho@redegazeta.com.br


Três ligações de celular por dia, de um minuto cada, de graça. Nada mau, não é verdade? É o que propõe a empresa Freakom, que lançou o serviço de ligações de telefonia celular "patrocinadas" no final de 2009, em Londrina, no Paraná. A novidade promete chegar a Vitória até o final deste semestre.

A ideia é a seguinte: o anunciante compra um pacote de minutos de ligações. O usuário do serviço liga, digita um código de acesso, ouve obrigatoriamente a propaganda da empresa que comprou o pacote de minutos e tem um minuto para falar de graça.

Não há necessidade de cadastro ou assinatura de serviço. O cliente terá apenas que ouvir a propaganda de até 26 segundos para usar o telefone sem nenhum custo. A cidade paranaense foi a primeira do Brasil a receber o serviço.

Em São Paulo, a previsão é de que chegue ainda no primeiro trimestre. Um pacote de R$ 300 mil, de acordo com a Freakom, dá direito ao anunciante a um patrocínio de 910 mil ligações.

O Grupo Wertt, responsável pela Freakom e que diz ter a patente do produto, informa estar em negociações para fechar o serviço com as grandes operadoras de telefonia do Brasil. Em um primeiro momento as mensagens estarão disponíveis apenas para celulares pré-pagos, com destino para linhas da mesma operadora.

"Primeiro as pessoas poderão fazer a ligação do pré-pago para o pré-pago, depois do pré-pago para o pós-pago e do pré-pago para o fixo", informa o executivo do Grupo Wertt, Jean-Marc Schiffler, lembrando que, ao longo do tempo, o ideal é que as ligações possam ser feitas entre diferentes operadoras.

Segundo Schiffler, o serviço foi desenvolvido levando em conta que a maior parte dos celulares em operação no Brasil são pré-pagos. Com isso, em algum momento, as pessoas podem ficar impossibilitadas de falar por falta de créditos.

"A capacidade de uso do sistema pela população aumenta. Se a pessoa usar o serviço duas vezes por dia durante o mês, falará 60 minutos a mais a cada 30 dias", explica.

Para as operadoras, de acordo com o executivo, a vantagem é que os anunciantes terão de comprar os minutos a serem usados pelas pessoas dispostas a ouvir suas mensagens.

A Wertt definiu que os spots, que seguem os mesmos conceitos usados em propagandas de rádio, podem ter de 5 a 26 segundos de duração. Depois, segue-se um minuto de ligação gratuita para o ouvinte. Aos 50 segundos, quem está ligando recebe um aviso sonoro informando que o tempo está se esgotando, para que ele possa finalizar a ligação.

Os anunciantes poderão definir um limite para que cada usuário ouça a mensagem e acompanhar em tempo real o resultado das ações. Caso a empresa queira, poderá mudar a peça publicitária usada.

Portabilidade beneficiou mais de 4 milhões
Em todo o ano de 2009, apenas 4,2 milhões de clientes dos serviços de telefonia no Brasil pediram a portabilidade numérica, mecanismo que permite ao usuário trocar de operadora e manter o mesmo número telefônico. Segundo balanço do ano passado, divulgado ontem pela ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil, 3,28 milhões de clientes concluíram a migração de operadora em 2009. Este número representa 1,56% dos 210 milhões de celulares e telefones fixos do País. Do total de telefones portados no ano passado, 2,28 milhões são de celulares e cerca de 1 milhão de telefones fixos. A portabilidade começou a ser implantada no Brasil em setembro de 2008 e em março de 2009 estava disponível em todo o País. Desde o início da implantação no sistema, 4,52 milhões de clientes pediram a portabilidade e 3,48 milhões fizeram a migração. Pelas regras, o pedido tem que ser atendido em até cinco dias úteis.

Para economizar ela fica de olho nas promoções
Usuária de pré-pago há alguns anos, a estudante Ivian Casale Duarte vê com bons olhos a possibilidade da chegada do sistema de um minuto grátis em Vitória. "Acho que vai dar muito certo. É mais uma forma de os usuários do pré-pago se comunicarem". Ivian, por sinal, sabe bem as dificuldades enfrentadas por esse tipo de usuário. "Para o pessoal daqui de casa só ligo a cobrar, depois eles me retornam. É complicado, tenho de economizar os minutos para falar com as outras pessoas. Por isso, acho que essa modalidade, pelo menos aqui em Vitória, fará sucesso". A estudante conta que está sempre atenta às promoções, que, segundo ela, rendem minutos preciosos. "Quem tem pré-pago está sempre de olho nesses bônus que as operadoras lançam. Sempre rendem alguns minutinhos".

Veja como funciona a ligação gratuita
Quem paga?
O custo será mantido por patrocinadores, que antes do contato ser efetivado veiculará uma mensagem publicitária.

Como Funciona?
O usuário ouvirá uma mensagem publicitária de até 26 segundos e terá um minuto de conversação gratuita para o número chamada.

Cadastro
Não há necessidade de inscrição ou cadastro. Basta digitar o número da operadora conveniada antes de fazer a discagem. Só quem faz a ligação ouve a mensagem.

910 mil ligações
De acordo com a Freakom, um pacote de R$ 300 mil dá ao anunciante o direito de patrocinar 910 mil ligações.

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