Juventude ativa!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FORMAÇÃO







É válida a Confissão Comunitária?

A confissão individual (auricular) é fundamental. A confissão comunitária só deve ser usada em casos raros quando a perigo de morte e o sacerdote não tem tempo de confessar a todos individualmente, ou em casos em que o sacerdote vai há um lugar poucas vezes, e não tem tempo de confessar a todos.

O Catecismo da Igreja afirma:

´Em casos de necessidade grave, pode´se recorrer à celebração comunitária da reconciliação com confissão e absolvição gerais. Esta necessidade grave pode apresentar´se quando há um perigo iminente de morte sem que o ou os sacerdotes tenham tempo suficiente para ouvir a confissão de cada paciente. A necessidade grave pode apresentar´se quando, tendo em vista o número de penitentes, não havendo confessores suficientes para ouvir devidamente as confissões individuais num tempo razoável, de modo que os penitentes , sem culpa de sua parte, se veriam privados durante muito tempo da graça sacramental ou da sagrada Eucaristia. Nesse caso os fiéis devem ter, PARA A VALIDADE DA ABSOLVIÇÃO, O PROPÓSITO DE CONFESSAR INDIVIDUALMENTE SEUS PECADOS NO DEVIDO TEMPO. (Código de Direito Canônico § 962). Um grande concurso de fiéis por ocasião das grandes festas ou de peregrináções não constitui caso de tal necessidade grave.´ (Catecismo § 1483) Veja que a Igreja exige a confissão individual depois que a pessoa participou da confissão comunitária. Infelizmente tem havido abusos neste caso. 

O Catecismo ainda lembra que no caso de Peregrinações onde há o acúmulo de muitos fiéis, não é o caso de se celebrar a Confissão comunitária, já que os fiéis podem confessar antes ou depois em suas paróquias.

Fonte: Prof. Felipe Aquino
http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=PERGUNTA_RESPOSTA&id=prs0672

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. na minha opinião num é valida nao...eu morreria sem me confessar desse jeito...já é dificil confessar só vc e o padre...imagina vc,o padre e a "torcida do flamengo" ouvindo seus pecados...huahuahua...tá doido,eu ia morrer pecador =\

    ResponderExcluir
  3. Legal... sabia de algumas coisas que está alí... mas é sempre bom se formar e informar...
    Valeu JÁ!

    ResponderExcluir
  4. Bem, em casos 'extremos' é válido.

    Mas temos que buscar cumprir mais nossos deveres de cristãos católicos!

    Estou tentando ser mais fiel, começando a rezar o terço todos os dias e procurando a confissão, dízimo e etc!

    Vamos ser mais fiéis?

    :)

    ResponderExcluir