Juventude ativa!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

JÁ NEWS!

Missão latino-americana passa também pelas novas tecnologias
O trabalho da Rede Informática da Igreja na América latina (RIIAL)
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 27 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- A “missão continental” lançada pela Igreja na América Latina após a V Conferência Geral do Episcopado, celebrada em maio de 2007 em Aparecida, está recebendo um impulso decisivo graças às novas tecnologias da comunicação.
Foi o que mostrou a doutora Leticia Soberón, coordenadora da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), em um informe apresentado na assembleia plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que acontece de 26 a 29 de outubro em Roma.
Segundo ela explicou, a RIIAL une atualmente 20 das 22 conferências episcopais dessa área do planeta, e nos últimos anos formou mais de 2 mil agentes de pastoral informática ao serviço da Igreja.
Nestes momentos, explicou, 14 mil paróquias usam o software gratuito em língua espanhola e portuguesa e 25 dioceses participam em um projeto piloto para testar software para trabalhar em rede.
Entre os novos frutos da RIIAL, Soberón citou a Rede Centro Americana de Meios de Comunicação, uma rede de ligação entre os meios de comunicação, que multiplica sua visibilidade e eficácia.
Outros frutos acontecem no campo da informação, declarou, como é o caso da plataforma www.h2onews.org, que distribui informação audiovisual produzida pelas diferentes televisões e produtores de televisão católicos, pondo-a ao alcance de canais de televisão católicos e páginas web.
Outro resultado é a Lectio divina para jovens, pelo correio eletrônico e nos telefones celulares e MP3, promovida pelo Centro Bíblico do CELAM e as Sociedades Bíblicas Unidas (http://lectionautas.com).
Mas, sobretudo, declarou a doutora Soberón, além dos frutos concretos, a RIIAL promove “uma cultura e uma espiritualidade de comunhão no campo das novas tecnologias”.
Neste sentido, a prioridade da RIIAL é a conectividade e comunicação intra-eclesial.
“A RIIAL analisa toda a diocese em termos de rede, detectando os nós que estão isolados, começando pelos párocos e as comunidades pobres, ainda não conectadas. Este desafio se enfrenta elaborando “soluções tecnológicas ‘sob medida’ de cada situação para incorporá-los à rede”.
Neste sentido a RIIAL promove a “experiência de rede como comunhão eclesial”.
A RIIAL é uma iniciativa promovida pelo Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais em colaboração com o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Mais informação em www.riial.org.


2 comentários:

  1. Ameii o blog... muiito interessantii..
    Q DEUS os abençoe cada dia maiis....
    continuem assim....
    As reportagens tao mito interessantes....
    Apaz do Senhor...
    Amém....

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Jociane!

    Continue sempre nos visitando, nosso blog tem atualização diaria e vai ter sempre algo de interessante para você ler

    ResponderExcluir