Juventude ativa!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

EVENTOS



Carismáticos vão tirar o pé do chão com trio elétrico

Daniella Zanotti
dzanotti@redegazeta.com.br


O feriado promete ser de muito louvor e adoração para mais de 15 mil jovens católicos, que prometem lotar o Parque de Exposições, em Carapina, na Serra. É que de sexta a domingo acontece o Encontro Nacional de Jovens da Renovação Carismática Católica (RCC).

O tema "Jovens Sentinelas da manhã: Apóstolos da efusão do Espírito Santo" será abordado não só em missas e pregações, mas também em teatros, shows, tendas eletrônicas e até mesmo no embalo de um trio elétrico, que é a novidade deste ano.

Um dos coordenadores do evento, Rubens Borges da Silva Júnior, diz que eventos como esse, promovido pela Renovação Carismática, tem conseguido falar a língua da juventude que busca Deus. "Vamos onde o jovem está e queremos falar em uma linguagem que ele entenda, e isso faz diferença. A Renovação deu novos horizontes para a Igreja, mas precisa crescer muito ainda", destaca.

Preparação
Rubens explica que o tema deste ano foi escolhido para dar continuidade ao trabalho da edição anterior. "Queremos preparar os jovens para serem sentinelas, para que estejam preparados para receber o que foi reservado por Deus e vivenciar uma experiência profunda de graça. E também para que possam multiplicar isso, afinal, o jovem é o evangelizador do próprio jovem", afirma o coordenador.

Cerca de 10 mil pessoas já estão inscritas para participar do evento, mas a expectativa da organização é atrair mais de 15 mil jovens católicos. Caravanas de 20 estados já estão confirmadas e tanto os grupos de oração da Igreja, tanto as escolas do município vão oferecer alojamento para os participantes do encontro. Quem quiser participar dos três dias de encontro ainda pode se inscrever. A inscrição, para os três dias, é R$ 40.

Análise
Linguagem acessível a todas as idades
Vitor Nunes Rosa
Teólogo

A Renovação Carismática Católica está sendo capaz de tocar mais forte na dimensão da espiritualidade humana. As pessoas vivem, hoje, um grande vazio espiritual, e a Renovação tem apresentado a espiritualidade como um elemento fundamental para preencher esse vazio, e isso acaba fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras. Ela utiliza uma linguagem acessível a todas as faixas etárias e isso tem feito com que as pessoas se sintam bem e busquem participar dos eventos. Ao mesmo tempo, a doutrina da Igreja Católica tem sido reforçada. Foi uma estratégia acertada da igreja utilizar ferramentas que conseguem atrair os jovens e, hoje, há um espaço consolidado para eles. É um desafio fazer essa aproximação. Percebo a presença grande da juventude em eventos promovidos pela Canção Nova e também das jornadas mundiais, como a que ocorreu em 2007, no encontro com o Papa. E a Igreja faz isso sem abrir mão dos seus valores e princípios éticos, somente adapta a doutrina à linguagem dos jovens.

Não perca
Encontro Nacional de Jovens do Ministério Jovem, da Renovação Carismática Católica : Com o tema "Jovens Sentinelas da manhã: Apóstolos da efusão do espírito santo", o evento vai reunir mais de 15 mil jovens católicos

Data: de 30 de outubro a 1 º de novembro
Local:Pavilhão de Carapina, Serra
Inscrição: R$ 40 e pode ser feita pelos sites www.rccjovem.com e www.ministeriojovem-es.com ou nas livrarias e lojas católicas de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari
Tel: 3082-2668 / 3223-5619
Atrações: Shows com Banda Ciros (ES), Eros Biondini (MG), Cosme (RJ) e lançamento do CD da Banda Santuário (ES). Também haverá três tendas eletrônicas, teatros e shows no trio elétrico
Pregadores: Ironi Spuldaro , Lázaro Praxedes, Odilon Nunes e Márcio Zolin

Fonte: http://gazetaonline.com.br

2 comentários: