Juventude ativa!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

JÁ! NEWS

Noticias sobre o encerramento do I Sínodo Arquidiocesano de Vitória


Católicos reforçam opção por pobres

foto: Daniella Zanotti
Fieis lotaram a Praça do Papa neste domingo
Milhares de fiéis participam neste domingo (23) do encerramento do I Sínodo Arquidiocesano, na Praça do Papa, em Vitória. Desde 2006, as comunidades e áreas pastorais da Igreja Católica se reúnem para elaborar planos de evangelização, e o resultado desse trabalho foi apresentado na forma de um documento com orientações específicas para a ação pastoral nos próximos anos.

O Sínodo surgiu a partir das necessidades apontadas jovens, famílias e ex-católicos em uma pesquisa técnica. Na consulta, as pessoas expuseram a imagem que tinham da Igreja, e deram sugestões para um revigoramento da fé.

A festividade teve início às 8h, com a chegada da imagem original de Nossa Senhora da Penha, que foi carregada por integrantes da Marinha até o palco central da Praça. O arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, afirmou durante a Celebração Eucarística que a Igreja usará de todos os meios evangélicos para atingir o objetivo do 1º Sínodo, que se propõe a "ser sinal de esperança para o povo, anunciando e testemunhando a Boa Nova de Jesus Cristo, à luz da evangélica opção pelos pobres, caminhando juntos, na acolhida fraterna".

Na presença de diversos integrantes do clero capixaba, Dom Luiz destacou que o Sínodo deve ser "sinal de esperança aos desesperançados, às crianças e jovens e as pessoas da Terceira Idade em situação de risco; sinal de esperança às vítimas de violência e as encarcerados, aos marginalizados das periferias, e aos acamados e de todo aquele que não têm ânimo de viver".

O documento conclusivo do I Sínodo Arquidiocesano, com o tema "Caminhar juntos na acolhida fraterna e na esperança", foi apresentado durante o evento. Nele encontram-se objetivos e sugestões para serem seguidos pelos cristãos, que englobam Cidadania e Cultura de Paz, Família, Celebração do Ministério Pascal, entre outros.

foto: Daniella Zanotti
A psicóloga Luciene Faria Lima ressaltou a importância do evento para a fé católica
A psicóloga Luciene Faria Lima ressaltou a importância do evento para a fé católica
A psicóloga Luciene Faria Lima, 29 anos, estava emocionada com a celebração. Na opinião da fiel, o Sínodo foi importante para reunir os fiéis e para renovar os laços de fé na Igreja. "O Sínodo traz essa nova visão, não só em direcionar o que está por vir, mas nossa forma de agir. Não é só teoria, é a parte espiritual mesmo, para que a gente aprenda a se voltar para a Igreja com mais fervor, porque às vezes a gente tem a impressão de que os católicos não têm esse fervor forte", disse.

A avenida Nossa Senhora dos Navegantes ficou interditada até 18 horas, em ambos os sentidos, por causa do evento católico. Pela manhã, o trânsito ficou lento sentido Vitória-Centro, mas os agentes de trânsito estavam nos pontos de desvio para orientar os motoristas. Um show com a cantora Joana encerrou do I Sínodo.

O que é um Sínodo?

A palavra Sínodo é uma conjunção de duas outras palavras da língua grega, cujo significado é "fazer juntos o caminho" ou "caminhar juntos". Trata-se de uma série de encontros de representantes das diversas classes de fiéis para tratarem de assuntos propostos por quem convocou o Sínodo e proporem encaminhamentos para as questões discutidas.

Um Sínodo acontece somente a partir da convocação do bispo, quando se realiza em uma Diocese, ou do Papa, quando se realiza para tratar de assuntos relativos à Igreja Universal.

Quando o bispo estiver satisfeito com as reflexões feitas ele estabelecerá como decisão aquilo que julgar mais conveniente a ser observado por toda a Diocese em seus trabalhos pastorais, elaborando assim um documento conclusivo do Sínodo.

fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/08/122660-catolicos+reforcam+opcao+por+pobres.html



Católicos lotam praça para celebrar sínodo

Nem o mau tempo desanimou católicos da Grande Vitória e da região serrana, que ontem participaram em massa da festa de encerramento do I Sínodo Arquidiocesano da Arquidiocese de Vitória, na Praça do Papa. Um dos pontos altos foi a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, que foi trazida por marinheiros e coberta de pétalas de flores pelos fiéis. A cerimônia marcou o fim de um processo de três anos em que a igreja debateu os rumos de sua atuação social e espiritual. Entre as decisões está o aprofundamento do trabalho social e ênfase à evangelização. "A Igreja quer ser um sinal de esperança para crianças, jovens, adultos e todos os desamparados. Foi um processo de escuta do que o povo quer da Igreja e agora apresentamos as respostas", afirmou o arcebispo dom Luiz Mancilha Vilela. Além de bispos das demais dioceses do Estado, o evento também teve a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

fonte: http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/a_gazeta/materia.php&cd_matia=526314

Nenhum comentário:

Postar um comentário