Juventude ativa!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABIA?: A primeira Igreja do Sagrado Coração de Jesus no Mundo foi construida em Guarapari

vocesabia

A primeira Igreja do Sagrado Coração de Jesus no Mundo foi construida em Guarapari (?)

Foi dificil encontrar fontes concretas que comprovem essa afirmação, mas eu encontrei em dois sites, textos que afirmam isso.

TEXTO I

Teria sido em Guarapari a primeira ordem do Santíssimo Coração de Jesus do Mundo?

nossa senhora da conceição orago21585Durante trabalhos de pesquisa sobre a igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como matriz antiga, um fato chamou bastante atenção: um detalhe em sua fachada e altar mor, revelam uma influência e uma devoção ao Santíssimo Coração de Jesus e Maria.

Apesar da popularidade da devoção durante toda a idade média, só foi reconhecida pelo Vaticano em 1765 pelo Papa Clemente XIII.

As mais antigas congregações eclesiásticas que fazem devoção ao Santíssimo Coração de Jesus são os Combonianos, oficialmente chamados Missionários Combonianos do Coração e Jesus, fundada em 01/Jun/1867, Verona (Itália) pelo beato Daniel Comboni; Os Dehonianos oficialmente chamados de Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ) fundada em 28/Jun/1878, em Soissons, França por Leão João Dehon.

A consagração ao Coração de Jesus em Guarapari teve início em 1751 através do arcediago Antônio de Siqueira Quental, um rico proprietário de terras e escravos que reconstruiu a antiga capela dos jesuítas e adotou a nova devoção, pois pretendia fundar aqui uma congregação. Não há informações ainda se foi concedida pelo vaticano a autorização para o funcionamento da congregação com o dito orago, mas se sabe que toda a fortuna do arcediago foi deixada em testamento para a congregação que queria fundar. Faleceu em 1769 e a partir de então teve início uma batalha judicial por sua herança que se alongou até meados do século XIX.

[…]

Fonte: http://culturamaratimba.blogspot.com

TEXTO II

A Instituição da festa do Sagrado Coração de Jesus

[…]

O primeiro "sinal" público de devoção ao Sagrado Coração não se deu na Europa. Verificou-se no Brasil no início da evangelização deste imenso país. Foi São José de Anchieta, apóstolo do Brasil, jesuíta que dedicou ao Sagrado Coração uma modesta igreja em Guarapari, no Espírito Santo, em 1552.

Francamente era de se esperar um sinal público da devoção ao Sagrado Coração na Europa. Ao contrário! O primeiro sinal público desta devoção apareceu, portanto, em um país então considerado "meio selvagem".

[…]

Fonte: http://www.gesuiti.it/

Procurei por mais fontes sobre isso, mas não encontrei nada.

Quem souber mais sobre isso, deixa ai nos comentários que agente adiciona ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário