Juventude ativa!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADES: A Igreja Católica e a formação humana nas primeiras universidades

curiosidades

A Igreja Católica e a formação humana nas primeiras universidades

Os estudantes universitários normalmente têm um conhecimento pouco profundo sobre a Idade Média; e acreditam que este tenha sido um período de ignorância, superstição e repressão intelectual por parte da Igreja Católica. No entanto, foi exatamente neste período da história que a Igreja deu sua maior contribuição intelectual para o mundo: o sistema universitário.

O ensino superior, naquela época, reunia mestres e discípulos de várias nações e áreas, os quais constituíam poderosos centros de saber e de erudição. Havia as escolas das paróquias, das catedrais e dos mosteiros. Além disso, os senhores feudais podiam fundar suas escolas, como também os habitantes de um lugarejo podiam se associar para sustentar um professor encarregado de ensinar às crianças. Elas eram admitidas na escola com sete ou oito anos de idade, sendo que para as meninas e moças, havia escolas separadas.

Antigamente, havia uma grande preocupação com o comportamento e a formação humana dos jovens nas escolas. Hoje, embora o acesso à universidade seja mais amplo a todas as classes sociais, não há a mesma preocupação com a formação humana, ética e religiosa. Muitos docentes, além de separarem a ciência da fé, incentivam a não vivência dos valores cristãos; por vezes, até estimulam o ateísmo e o relativismo religioso. O que leva muitos jovens cristãos ao conflito, ao isolamento e, muitas vezes, ao abandono da fé e das práticas religiosas.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário