Juventude ativa!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PALAVRA DA IGREJA: Papa adverte sobre risco de alienação em redes sociais

palavradaigreja

Papa adverte sobre risco de alienação em redes sociais

20110124124929O papa Bento XVI disse, nesta segunda-feira (24), que aprova o uso de redes sociais, mas alertou que as amizades desse mundo não são substitutas para as da vida real. A mensagem, com o título "Verdade, proclamação e a autenticidade da vida na Era Digital", adverte sobre vários riscos encontrados nesses meios.

De acordo com o papa, as novas mídias e redes sociais podem trazer alienação, auto-indulgência e riscos de ter mais amigos virtuais que reais. Contudo, acima dos perigos online, a santidade papal disse que esses meios de comunicação podem ajudar no mundo real, com "o diálogo, o intercâmbio, a solidariedade e a criação de possíveis relações".

De acordo com a Reuters, o Papa não citou nomes de rede sociais, apenas os termos "perfis" e "compartilhar", por exemplo.

"Entrar no cyberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas fiquem atentas e evitem perigos, como o de se encerrarem em uma espécie de existência paralela, ou de exposição excessiva ao mundo virtual", afirmou Bento XVI.

O papa é conhecido por escrever a maior parte de seus discursos a mão, enquanto seus assessores os gerenciam na Internet. Em 2009, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi ao ar, oferecendo um aplicativo chamado "O papa encontra você no Facebook", e outro que permite aos fiéis ver os discursos do papa em seus iPhones ou iPods.

Fonte: Olhar Digital

.:Leia o discurso na íntegra:.

Um comentário:

  1. Muito verdade. Infelizmente quando falamos de internet a maioria de nós tende a ser uma pessoa na vida real e outra na vida virtual... Quando na realidade temos apenas uma vida, e a internet deve ser apenas uma forma de ampliar nosso contato com as pessoas e nunca se esquecendo: de EVANGELIZAR!

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir