Juventude ativa!

sábado, 20 de novembro de 2010

JÁ NEWS!: Igreja é 2ª instituição mais confiável no Brasil, indica estudo

news

Igreja é 2ª instituição mais confiável no Brasil, indica estudo

A Igreja Católica ocupa a 2ª posição no ranking de confiança da população brasileira nas instituições. O número faz parte do Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), produzido pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo (Direito GV), referente ao 3º trimestre do ano (jul-set).

Segundo a pesquisa espontânea, 54% das pessoas entrevistadas consideraram a Igreja uma instituição confiável, atrás apenas das Forças Armadas, que obteve 66% de confiabilidade.

No 2º trimestre (abr-jun), a Igreja ocupava a sétima posição, com 34%.

O Judiciário ficou empatado com a polícia (33%) e à frente apenas do Congresso (20%) e dos partidos políticos (8%).

O ICJ Brasil

O Índice de Confiança na Justiça brasileira – ICJBrasil – é um levantamento estatístico de natureza qualitativa, realizado em sete estados brasileiros, com base em amostra representativa da população. O seu objetivo é acompanhar de forma sistemática o sentimento da população em relação ao Judiciário brasileiro.

Retratar a confiança do cidadão em uma instituição significa identificar se o cidadão acredita que essa instituição cumpre a sua função com qualidade, se faz isso de forma em que benefícios de sua atuação sejam maiores que os seus custos e se essa instituição é levada em conta no dia-a-dia do cidadão comum. Nesse sentido, o ICJBrasil é composto por dois subíndices: (i) um subíndice de percepção, pelo qual é medida a opinião da população sobre a Justiça e a forma como ela presta o serviço público; e (ii) um subíndice de comportamento, pelo qual procuramos identificar se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados conflitos.

Sob a coordenação da Prof. Luciana Gross Cunha, o ICJBrasil é publicado trimestralmente por meio dos seus relatórios, pela DIREITO GV.

278884_GraficoConfiancaIgreja

2 comentários:

  1. Povo brasileiro desconfiado hein?! SAHSUAH
    54 por cento só de confiança na Igreja Católica... :( Dá pra melhorar!
    Agora, chamou a atenção a confiança nas Forças Armadas, longe de eu desejar uma guerra, mas o Brasil com um monte de teco-teco, tem nem chance
    E outra os traficantes e criminosos são noticiados com armamento q só as forças armadas teriam permissão de usar...

    ResponderExcluir
  2. Emissoras de TV em 3º e imprensa escrita e, 5º também heim...

    Agora da pra saber pq a mídia é tão manipuladora...

    ResponderExcluir