Juventude ativa!

sábado, 2 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010: Voto branco e voto nulo não vão para ninguém

eleições


Voto branco e voto nulo não vão para ninguém

urna-1285012037205_200x285Uma dúvida bastante comum entre os eleitores brasileiros é se existe ou não diferença entre votar em branco ou votar nulo nas eleições. Alguns eleitores acreditam que o voto em branco vai para o candidato que está ganhando e o nulo não vai para ninguém.

No entanto, de acordo com a legislação eleitoral, tanto os votos em branco quanto os votos nulos não são considerados válidos, são excluídos de qualquer contagem e não são contabilizados para qualquer candidato.

Os votos em branco são assinalados através de uma tecla específica existente nas urnas eletrônicas. Já o voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não é correspondente a nenhum candidato ou partido oficialmente registrado e confirma a combinação digitada.

Até 1997, o voto em branco era contabilizado como válido, mas uma mudança da lei eleitoral no mesmo ano excluiu os brancos e nulos na contagem final das eleições. Mesmo considerados sem efeito no resultado das eleições, as duas formas de votação foram mantidas entre a transição da votação com cédulas em papel e o uso da urna eletrônica.

De acordo com o coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Paulo Dionísio, as duas formas de votação foram mantidas para possibilitar a manifestação do eleitor caso não se identifique com as propostas apresentadas pelos candidatos. “A atitude de não votar em nenhum candidato é uma maneira de os eleitores mostrarem que não estão contentes com a situação da política atual”, diz o coordenador em comunicado divulgado pela assessoria de comunicação do TRE-SC.

Em 2006, a soma do número de votos em branco e nulos para presidente, no primeiro turno, foi de quase 9 milhões de votos.

fonte: UOL Eleições 2010

Um comentário:

  1. Complementando:

    - A história de que voto branco vai pra candidato mais votado vem da época das cédulas, pois uma cédula em branco poderia ser facilmente frauadada

    - Na época das cédulas, o voto nulo era aquele em que o eleitor escrevia algo que não era um voto valido como palavrões e mensagem de descontentamento em relação a política. Por isso ele é mantido até hoje como um tipo de protesto.

    - 50% de votos nulos não anulam a eleição. Eles só fazem aumentar a chance de um candidato na liderança ganhar sem 2º turno, pois os votos brancos/nulos não serão usados na contabilização

    Ex.: Uma população com 100 eleitores teve o seguinte resultado:

    Candidato A: 50 votos
    Candidato B: 49 votos
    Branco/nulo: 1 voto

    O Candidato A venceria, pois teria 50,5% dos votos validos que são 99 votos

    ResponderExcluir