Juventude ativa!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CULTURA: Homer Simpson é católico, diz jornal do Vaticano


Homer Simpson é católico, diz jornal do Vaticano

Os Simpsons receberam a benção do Vaticano. O jornal oficial declarou que Homer Simpson e seu filho Bart são católicos. E mais: diz que os pais não devem ter medo de deixar seus filhos assistirem "as aventuras dos personagens amarelos".

"Poucas pessoas sabem disso, e ele faz de tudo para esconder. Mas é verdade: Homer J. Simpson é católico", disse o jornal Osservatore Romano no domingo no artigo "Homer e Bart são católicos".

O jornal citou um estudo de um sacerdote sobre um episódio de 2005 do programa chamado The Father, the Son and the Holy Guest Star. Esse estudo concluiu que o seriado Os Simpsons está "entre os poucos programas de televisão para crianças nos quais a fé cristã, a religião e perguntas sobre Deus são temas recorrentes".
A família norte-americana de classe média que dá nome ao seriado reza antes de comer e "à sua própria maneira, acredita em algo mais além", concluiu o estudo do jesuíta, segundo o jornal.

Esta é a segunda vez que o programa, transmitido em 90 países, é elogiado pelo Vaticano. Em dezembro de 2009, o Osservatore Romano descreveu o show como "terno e irreverente, escandaloso e irônico, alegre e profundo, filosófico e às vezes até mesmo teológico, uma síntese da cultura popular e da niilista classe média norte-americana".

Os Simpsons é a série dos Estados Unidos que está há mais tempo no ar em horário nobre e atualmente está na temporada 22.

3 comentários:

  1. E eu que gostava de simpsons pelo humor bobão, agora tenho um novo motivo pra assisti-lo :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa... Eu não sei se eu concordo, p último episódio que eu vi desse desenho falou umas frases que me deixaram "chocada". 'O Bart estava com fome e pediu para que seu pai parasse em uma Igreja católica pois queria comer pão e tomar o vinho, e a sua mãe disse que não ia parar nada e que ninguém naquela família viraria católico.' Agora ficou sem entender =\

    ResponderExcluir
  3. Mariana,

    Esse episódio que você citou é o episódio "Lisa tira um "A", da 10ª temporada.

    http://pt.simpsons.wikia.com/wiki/Lisa_tira_um_%22A%22

    Já o episódio "O Pai, O Filho e O Santo Hóspede" que é citado na postagem como motivo de os Simpsons serem considerados católicos é da 16ª temporada.

    http://pt.simpsons.wikia.com/wiki/O_Pai,_O_Filho_e_O_Santo_H%C3%B3spede

    Marge parece representar um tipo de protestante que não aceita a fé dos outros. Algo bem típico nos EUA onda a maioria é protestante.

    ResponderExcluir