Juventude ativa!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TECNOLOGIA: Missionários da Canção Nova desenham Games para ajudar na educação das crianças

tecnologia

Missionários da Canção Nova desenham Games para ajudar na educação das crianças

download_gameerbotEmbora visto com certa desconfiança pelos pais por conta dos conteúdos violentos que muitos jogos apresentam, o mercado de games é altamente promissor. O mercado reflete a grande penetração dos games nos lares e na vida das crianças. Mas se por um lado a influência de games violentos pode criar hábitos nocivos em crianças e adolescentes, o contrário também pode ser verdadeiro. Com essa premissa, a comunidade católica Canção Nova, que se utiliza dos mais diversos meios de comunicação para evangelizar, decidiu oferecer aos pais uma opção educativa.

Assim, foi lançado em julho deste ano, Erbot, um robozinho aventureiro que, em sua jornada, faz a criança se divertir ao mesmo tempo em que ensina sobre as formas de poluição, preservação ambiental e como devemos valorizar o local onde vivemos.

Dirigido a crianças de 7 a 12 anos, o game "Erbot a aventura começa aqui" é disponibilizado gratuitamente no site da Canção Nova. "Se os games podem incentivar comportamentos agressivos, também podem estimular valores como o amor a Deus e ao próximo, a partilha, a solidariedade, a fé. A tecnologia pode ser utilizada para o bem ou para o mal, depende da forma que escolhemos empregá-la", afirma Luciana Silva, responsável pelo setor de estratégias da Tecnologia da Informação, da Canção Nova.

Por isso, no ano passado, um grupo de programadores, desenhistas, roteiristas, que são também missionários da comunidade, se deram conta de que os games poderiam ser uma forma poderosa de levar a educação religiosa e a evangelização para jovens e decidiram testar um projeto piloto de Erbot para avaliar a aceitação do público durante um evento para jovens da comunidade denominado PHN.

"Este primeiro game tinha conteúdo religioso para transmitir valores da fé católica porque nossa primeira intenção foi de criar mais uma ferramenta que auxiliasse na educação religiosa e, conseqüentemente, na evangelização deste público, mas depois vimos que poderíamos explorar outros assuntos relevantes para o dia a dia das crianças como a preservação do meio ambiente", explica Luciana.

Outro cuidado que a Canção Nova tem ao criar seus games é elaborar jogos curtos. "Evitamos criar games complexos em que a criança precise ficar horas a fio, dias e até meses em frente ao monitor para alcançar o objetivo final. Quisemos fazer algo simples e rápido que trouxesse a ela um aprendizado", afirma Luciana.

"Toda criança gosta de jogos e brincadeiras, como pais queremos oferecer o melhor para nossos filhos. Saber que meu filho pode se divertir com um jogo que tem a finalidade de educar, que não contém falsos valores ou violência e que não irá desviá-lo daquilo que cremos ser bom, me dá tranqüilidade", afirma Adriana Pereira, mãe de Marco Antonio, de 8 anos.

Os games da Canção Nova podem ser baixados gratuitamente no site http://blog.cancaonova.com/games

Fonte: ACI

.:Download do jogo:.

Nenhum comentário:

Postar um comentário