Juventude ativa!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REUNIÕES


 120° Encontro
TEMA: "Levanta-te e vai à grande cidade" (Jn 1,2)
Preparada por: Raphael

No último domingo estivemos reunidos às 20h na comunidade Santa Clara e começamos uma série de estudo sobre o Livro de Jonas, prosposto pelo CEBI - Centro de Estudos Bíblicos para o mês de Setembro, o mês da Bíblia. Após a acolhida e uma partilha sobre o que já sabiámos sobre o Livro de Jonas, fizemos uma breve introdução sobre  ele (quando foi escrito, seu estilo literário, em que momento político se passava).
 
Javé envia Jonas à cidade de Nínive na Pérsia para convertê-la. Era uma cidade muito violenta, pecadora, que deveria ser convertida. Era muito parecida com as grandes cidades de hoje.

Quando você ouve falar do Profeta Jonas, lembra do profeta fujão que foi parar na barriga de um grande peixe, não é mesmo? Essa é uma historieta, um conto popular, passada de geração em geração pelos povos antigos, que sempre encerra mensagens muito importantes para o povo de Deus, que vive ou viveu nas grandes cidades através dos tempos.
Após a leitura do texto bíblico, presente em Jonas 1, 1-3, partilhamos as seguintes perguntas:
  • Qual é o chamado de Deus a Jonas?
  • Qual é a reação de Jonas diante do chamado de Deus?
  • E nós, do que estamos fugindo?

Após a partilha, firmamos o gesto concreto de trazer para o próximo encontro (de forma criativa) os principais problemas e desafios que brotam das grandes cidades.

Na foto, o altar celebrativo, com a presença da Bíblia, a vela representando a luz da Palavra, a identidade do Grupo JÁ! e os barquinhos de papel sobre o pano azul (representando o mar) que foram confeccionados pelos jovens presentes na reunião, com o nome de cada um. Eles acompanharão todos os nossos encontros sobre o Livro de Jonas.

Um abraço, e até a próxima reunião:
Dia 12/09, às 9h, na Comunidade Santa Clara de Assis, Sol Nascente.

2 comentários:

  1. JENTE..........:D GOSTEI MUIIITO DA LEITURA E GOSTARIA DIMAIS DE PARTICIPAR SERA QUE TEM COMO?
    SE TIVER MANDA RECADO PARA O JACSON VIU !
    BJIN
    ADORO VCS ESPERO UM DIA PARTICIPAR DESSE GRUPO VIU THALL !

    ResponderExcluir
  2. QUEM POSTOU AI EM SIMA FOI EU >>KARINA<<!

    ResponderExcluir