Juventude ativa!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PAPO JOVEM: Música ruim não sai da cabeça - A fórmula do sucesso

papojovem

Música ruim não sai da cabeça: A fórmula do sucesso

bad_musicLonge de mim falar mal de qualquer tipo de música, só escrevo esse artigo porque é realmente interessante pensar melhor naquilo que nós ouvimos.

Dia desses estava eu andando por ai quando de repente escutei uma música que não saia da minha cabeça e eu não conseguia mais parar de canta-lá. Aquilo era torturante e eu resolvi descobrir o que estava havendo.

A tal música era Garota Radical da Banda Cine e a parte que eu não esquecia era o começo que é assim: Whô ô ôw. Whô ô ô ô ôw Whô ô ôaaaa...

Foi então que matei a charada! Grande parte das músicas de sucesso hoje não se preocupam mais em ter uma letra bonita, filosófica ou critica, mas se preocupam com os elementos que vão faze-lá fazer sucesso.

O modo mais comum é usar letras com partes que, geralmente, não tem tradução como ôh, ôw, ôah (pop), lê , lâ, laiâ (pagode), ai, ui (funk) e etc. Essa é a estratégia que mais faz sucesso hoje. Isso misturado com uma boa dose de repetição resulta em sucessos gigantasticos.

Outro fator que merece atenção é a letra da música, porque além de músicas em português com apologias diretas e de duplo sentido, ainda há as músicas em inglês recheadas de apologia e que te fazem dizer que beijou uma garota (o que para uma mulher cantando é realmente improprio) ou dizer que está apaixonado por um gay (Sim. Eu quis citar, respectivamente, músicas de Katy Perry e de Lady Gaga), além de muitas outras abobrinhas que você com certeza não cantaria se soubesse.

No fim, a dica que fica é: Porque não esquecer um pouco essas músicas da rádio e escutar um tanto de música católica? Garanto que é muito mais legal cantar se divertindo e ao mesmo tempo louvar à Deus.


Gabriel Pinheiro Pires
Grupo de Jovens Juventude Ativa! - Paróquia São José
Colaborador do blog juventudeativa.com
gabriel@juventudeativa.com

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc Gabriel! Tem muitas pessoas que não dão o valor merecido às músicas católicas!! Nisto, nossos irmãos protestantes são mais fiéis. Não que eu apoie a opinião deles de só ouvir música gospel e 'demonizar' todo tipo de música secular. Não. Mas devemos ouvir coisas que nos edificam, ou seja, vamos ouvir mais as músicas católicas, mesmo aquelas que utilizam dos artifícios citados acima (iê, iê, iê... na, na, na... poc, popoc, poc, poc... nana, na, nana, owwww.....) rsrsrsrs

    Abraçoo

    =]

    ResponderExcluir
  2. massa Gabriel! Bem analizado essa questao das musicas!Algumas musicas nao da mesmo para ouvi-las.

    ResponderExcluir