Juventude ativa!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ELEIÇÕES



A Igreja e as Eleições 2010

PARA O CRISTÃO, PARTICIPAR DA POLÍTICA É UMA DAS FORMAS PROFÉTICAS DE TESTEMUNHAR A FÉ PORQUE A POLÍTICA, NO SEU VERDADEIRO SENTIDO, É O ESPAÇO ADEQUADO DA BUSCA PELO BEM COMUM.

   O  modelo de participação política do cristão é Jesus Cristo. Durante sua vida terrena as atitudes de Jesus foram de profunda sabedoria política. Silenciou diante de Pilatos (Mt 27,14), mas também chamou Herodes de raposa (Lc 13,32). Enfrentou os vendilhões do templo (Jo 2,15). Teve pena do povo com fome e fez algo por eles   (Jo 10,11). Criticou os fariseus (Mt 23) e os doutores da lei (Lc 15). Opinou sobre os governantes (Mt 24, 25). Não se submeteu à dominação estrangeira (Mc 12, 12-15).

JESUS, COMO DIZ O PE. ZEZINHO "NÃO FOI UM LÍDER POLÍTICO, MAS NÃO FOI TAMBÉM APENAS UM LÍDER RELIOSO. FOI IRMÃO, FILHO, LIBERTADOR E AMIGO DO POVO". 

   A igreja do Brasil também tem uma história de participação política importante nas conquistas populares: emendas populares na Constituição de 1998; Lei 9.840 contra a corrupção eleitoral; plebiscito sobre a ALCA; mutirão pela superação da fome; recentemente a Ficha Limpa, entre outros.
   Estamos em ano eleitoral e mais uma vez a participação consciente do cristão pode fazer diferença. Perceber quais são os candidatos capazes de ouvir e que respeitem a vontade popular é um bom começo para a votação de outubro.
   Este ano vamos eleger: Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Você sabe o que faz cada um deles?

GOVERNADOR: Gerencia a execução das obras (estradas, escolas, hospitais e etc.). É responsável pela saúde pública, educação de ensino médio, trabalho dos servidores estaduais, segurança pública e população carcerária. Representa e defende os direitos do Estado.

DEPUTADOS ESTADUAISSão responsáveis pela elaboração de leis estaduais e pela fiscalização das ações do poder executivo comandado pelo governador.

DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES: São responsáveis pela elaboração de leis federais (aplicadas em todo o país) e pela fiscalização das ações do poder executivo comandado pelo Presidente da República.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA: É responsável pela segurança, saúde, educação, economia, justiça, transporte, geração de energia etc.

   Não podemos cair na armadilha de que "política é coisa ruim" ou "político é tudo igual". O desinteresse, a indiferença e a neutralidade também são posições políticas que não constróem e não transformam.

O ENSINAMENTO DA IGREJA APONTA A DEMOCRACIA COMO O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA.

   A democracia que já vivemos é conhecida como democracia representativa, aquela onde cada cidadão delega aos seus representantes eleitos uma procuração para representá-lo. A Igreja, porém, já está falando de outra democracia, a participativa. O Documento 91 da CNBB, lançado este ano durante a Assembleia anual dos Bispos em Brasília, apresenta a Democracia Representativa, como o caminho para uma Reforma de Estado.
   A hora é de exercer a democracia representativa escolhendo muito bem os candidatos para nos representar. Após a eleição é preciso começar a construir a democracia participativa.

COMO CONSTRUIR A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA?
CONSTITUINDO LEGALMENTE AGENTES COM VOZ E VEZ NOS ENCAMINHAMENTOS DO ESTADO.

Instrumentos para a Democracia participativa:

  • Achar o caminho da solidariedade 
  • Colocar em prática o respeito aos direitos e deveres definidos na Constituição 
  • Fazer valer o orçamento participativo 
  • Criar grupos de acompanhamento ao legislativo
  • Constituir Conselhos paritários em diferentes áreas
     
SER UMA JUVENTUDE ATIVA! 

Fonte: Informativo Arquidiocese de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário