Juventude ativa!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

 
 
Como cristãos, temos que nos basear na igreja sobre política?

Sim, entendemos a mesma como mestra de moral e de fé. Sua doutrina se baseia no ensinamento de Cristo e sua experiência remonta dois milênios de luta pelo bem comum e pela pessoa humana. E é diante de Deus que devemos reconhecer quem é o homem, é a partir de seu ensinamento, contemplação e vivência que se pode colher este ensinamento para a vida. Como cristãos e homens de boa vontade buscamos na Igreja, perita em Cristo, esta luz para iluminar nossas decisões.

Deste modo , devemos procurar os documentos oficiais, o pensamento da Igreja. É claro que mesmo sendo igreja, não devemos nos confundir com seus membros, enquanto pessoa humana. A Igreja não deve se pronunciar a respeito de partido ou político, mas dará as luzes para melhor avaliarmos estes. Assim, devemos ter o filtro crítico de mesmo buscando na Igreja a melhor maneira de escolher o candidato, devemos entender o que é seu ensinamento e o que a opinião e percepção pessoal do religioso.

O que a Igreja oficialmente falar, como CNBB e como vaticano, é o que definimos aqui como a palavra oficial da Igreja, e é esta que em si, posiciona no dia a dia também todos nossos religiosos e católicos. Estes , por sua vez, não tem problemas nenhum de apoiarem candidatos ou partidos, com todo o cuidado de não causar confusão sobre o que a Igreja diz, e o que dentro do que ela diz, estes preferiram. As dioceses vêm fazendo também cartilhas adaptadas a cultura e linguagem de seu povo, estas por são muito úteis para o ensino, mas não exclusivas, ajudando bastante a se definir o assunto.

Fonte: Comunidade Shalom

Um comentário: