Juventude ativa!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PAPO JOVEM



Idolatria não!
Reconhecimento e respeito


Essa semana que passou tive uma conversa muito interessante, com uma amiga protestante. Mas diante dessa história que irei contar, que fique bem claro que mesmo sendo Católico, eu conheço muitas igrejas protestantes onde tenho grande amigos e anseio grande respeito as religiões onde cada tem seu jeito particular de servir a Deus.

O assunto foi Adorar imagem, ela perguntou pra mim se eu adorava imagem, e me perguntou com muito respeito sem me criticar, eu disse que venerava sim. Porém tive que explicar porque. Venero os Santos porque eles são intercessores , intercedem nossas orações a Jesus.

Muitos pensam que nós achamos que os Santos são Deuses ou Deus.

Os Santos são pessoas assim como nós que em sua época serviram a Deus fielmente, muitos deles sofreram, foram perseguidos, mas mesmo assim não caíram em pecado e buscaram a santidade em toda sua vida, através da bondade de suas ações. Assim a nossa igreja nomeou Santo, os reconhecendo.

Assim como Maria é intercessora nossa nomeado pelo próprio filho Jesus Cristo diante da Cruz “ Filho eis aqui sua mãe , mãe eis aqui seu filho”João 19,26.
Já que somos também discípulos e seguidores de Jesus recebemos Maria em nossa casa .

Mas minha amiga, me enviou Daniel 3,23 “E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente” essa é a historia do rei Nabucodonossor que adorava a uma estátua e considerava o Deus dele.

Podemos colocar também o exemplo dos Deuses da mitologia grega que estudamos no ensino baáico nos livros de história.

Porem nós catolicos nao adoramos Deuses ou um Deus de barro ou de madeira
Nosso Deus está vivo, ressucitou ao terceiro dia.

Nada nós impede de representarmos e lebrarmos de nossos santos , assim como uma foto de uma pessoa querida que guardamos.

Aqueles que não tem tem um santo que lhe interceda pode e deve elevar suas orações diretamente a Jesus, nosso Deus. “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obra” João 14,11

Finalizando, gostei de fazer essa explicação, mostrando uma conversa sadia entre duas religiões, enxergamos a partir do ângulo que estamos, aquele que esta em outro lugar , terá uma visão diferente da sua, é assim nas crenças, assim como a minha a igreja dela tem suas particularidades e atá mesmo heresias como a minha. Mas o que devemos ter do mesmo jeito de ambas partes é o respeito.


Will Corradi
Grupo de Jovens Juventude Ativa - Com. Santa Clara - Sol Nascente
Pastoral da Juventude - Matriz Nossa Senhora da Conceição
Colaborador do blog juventudeativa.com willcorradi@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá amigo, seu texto é interessante. Mas contem um equivoco ou talvez seja esquecimento de sua parte. Nòs Católicos não adoramos imagens e nem aos santos. Isso é totalmente contra a Doutrina e os ensinamentos biblicos. Acho que o que você se refere no texto é o ato de venerar. Que por sua vez, é diferente de Adorar. Adoração devemos somente ao Deus Uno e Trino. Aos Santos e à Santíssima Virgem Maria prestamos nossa veneração.
    Desculpe se estou me passando por chato, ou sei lá mais o que... Não é minha intenção desmerecer seu texto, até porque é muito bom, inclusive muito legal o diálogo que teve com sua amiga evangélica, sem ofensas, sem julgamentos e pré-conceitos.
    No mais Pax Domini

    ResponderExcluir