Juventude ativa!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FORMAÇÃO


 Fases da Amizade

A amizade é um lindo dom de Deus, o qual nos foi concedido para nossa maior felicidade. É importante saber que a amizade passa por pelo menos três fases no processo de formação e que muitas pessoas se enganam com seus sentimentos nesse tempo.

As três fases são:

1. A primeira fase é a do encanto. Esta fase é quando conhecemos uma pessoa e nos encantamos com ela, com seu jeito de ser, com suas alegrias, com sua presença. E não vemos a hora de revê-la em outros momentos agradáveis. É quando você vai a uma festa e lembra do novo conhecido, pois nesse tempo ainda não se pode chamá-lo de amigo. É a fase do conhecimento.

2. A segunda é a da paixão. É a fase que engana muita gente, pois nesta, dependendo da afetividade da pessoa, equilibrada ou não, ela pode confundir tudo e acabar com a amizade sem que chegue à última fase, pois é um tempo que você pensa na pessoa que conheceu, se tem alguma dificuldade liga para ela, quer estar mais tempo com ela, pode até chegar a sonhar com ela. Não é hora de desespero, é necessário dar tempo ao tempo, que esses sentimentos vão se equilibrar.

No caso da amizade com parceiros do mesmo sexo existem muitos que acham que viraram homossexuais por causa do que estão sentindo e nada mais é do que um aprofundamento da relação entre ambos. E se passar por essa fase pode haver aí uma grande amizade. No caso do sexo oposto, muitos acabam com a amizade por não aceitar aquela menina ou menino como um possível parceiro e muitas vezes uns acabam causando traumas nos outros nesse período. Aqui também pode nascer um relacionamento que leve a um casamento, pois para se casar é preciso que o casal seja primeiro amigo e depois vem o relacionamento mais profundo.

3. E por último é a fase da maturidade da amizade. Já passaram pela fase do encanto, do conflito da paixão e chega a consolidação da amizade. Nesta fase, você já tem intimidade o suficiente para contar tudo ao seu amigo, e deixar que ele o conheça sem reservas. E pode estar aí um grande amigo para o resto da sua vida.

Quando passar por essas fases não entre em crise, saiba que você não é diferente de ningúem e que é maravilhosa a experiência da amizade.

"Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro" nos ensina a Palavra de Deus.
Não tenha traumas, tenha amigos!

Reflexão obtida pela leitura de vários livros sobre amizade.
Por padre Cleidimar Moreira, Comunidade Canção Nova
Fonte: RCC Jovem

Um comentário: