Juventude ativa!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SAÚDE


 Dia Mundial de luta contra as hepatites

A maior parte dos portadores das hepatites B e C desconhecem a forma como adquiriram o vírus e nunca tiveram qualquer sintoma. Por este motivo, no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído hoje (28), pela primeira vez através da Organização Mundial de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Hepatites alerta para a importância da realização do exame que detecta a doença, assim como para a vacinação. 

O teste para detectar as hepatites pode ser feito nas unidades de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), ambos administrados pelos municípios. Especialmente nessa quarta-feira (28) será realizado o teste rápido para a Hepatite C na Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Em alguns municípios e nas Regionais haverá programação educacional que visa à conscientização da população para o problema. 

Estima-se que, no Espírito Santo, 1,5% da população seja portadora de hepatite C. Enquanto, de acordo com o último inquérito epidemiológico feito no Estado, 2% possuem o vírus da hepatite B. Entretanto, de acordo com as notificações recebidas pela Secretaria, foram registrados, no ano passado, 978 casos do tipo B, agudos ou crônicos, e 181 do tipo C. 

Ainda assim, há subnotificação e, portanto, os registros podem não representar a realidade da doença no estado. Por isso, a realização dos exames é tão importante. As hepatites são infecções do fígado causadas por vírus que são representados por vários tipos: ‘A’, ‘B’, ‘C’, ‘D’ e ‘E’. As hepatites B e C são as mais graves por evoluírem para formas crônicas. A primeira, principalmente, por apresentar menos chances de cura. Esses são os tipos que podem também levar a complicações como cirrose e até mesmo câncer no fígado.

Jamille Scopel
Fonte: Folha da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário