Juventude ativa!

sábado, 3 de julho de 2010

REUNIÕES


 113° Encontro
TEMA: 'A Lição dos Gansos'
Preparada por: Lays



Uma dinâmica muito simples e interessante foi a base da nossa última reunião, domingo passado, dia 27. Confira:

DINÂMICA: A Lição dos Gansos

OBJETIVO: Vivenciar o espírito de grupo. Ressaltar a importância da
unidade, cooperação e incentivo.

DESENVOLVIMENTO:
1- Formar equipes e distribuir cópias do texto “A Lição dos Gansos” para cada participante.
2- As equipes deverão, em dez minutos, refletir acerca das lições que podem ser extraídas de cada item com as relações humanas e registrá-las nas linhas em branco.
3- Feito isso, peça as equipes que compartilhem com todo o grupo suas reflexões. Solicite que estabeleçam relações consigo mesmos.
4- Depois distribua o texto já com as analogias feitas e peça leitura em voz alta.
5- Plenária – o grupo comenta o trabalho, analisando qual o objetivo da dinâmica.

TEXTO

A Lição dos Gansos

No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande “V” no céu, indaga-se sobre o porquê de voarem desta forma. A ciência já descobriu que quando cada ave bate asas, move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente detrás. Ao voar em forma de “V”, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.

Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente a resistência, o esforço e dificuldade para continuar voando sozinho. Rapidamente o ganso entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa à sua frente.


Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança.
Quando todos colaboram, todos ganham. Os gansos detrás gritam, encorajando os da frente para que mantenham o esforço e a velocidade.

Convém lembrarmos que a crítica é fútil. Em vez de criticar escolhamos compreender, auxiliar, sugerir, consultar, orientar, sempre dentro de um espírito de colaboração.

Quando um ganso fica doente, ou ferido, e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente, ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação a fim de alcançar seu bando.
Autor desconhecido



LIÇÕES
  • É importante nos revezarmos em tarefas difíceis e cansativas. Todos os membros do grupo são colaboradores ativos e responsáveis por assegurar a continuidade dos esforços e a conquista dos objetivos.
  • Todos precisamos de apoio e incentivo para continuar em nossos esforços e enfrentar as batalhas da vida. Pode ser uma palavra amiga, um gesto de carinho, uma atitude compreensiva ou até mesmo um ombro para chorar.
  • Precisamos aprender a ser solidários como os gansos. A consideração pelo outro é a base do bem-viver, da boa sociedade. Como disse Charles Chaplin: “Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem estas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.”
  • As pessoas que compartilham uma direção, tem a mesma visão e um senso de comunidade, podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois atuam beneficiando-se de impulso mútuo.
  • A unidade e cooperação são fundamentais em todos os setores da nossa vida. Um indivíduo sozinho pode fazer muito pouco comparado ao que um grupo unido pode realizar. Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, nos manteríamos em formação, colaborando com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário