Juventude ativa!

sábado, 3 de julho de 2010

JÁ NEWS


Igreja de olho em candidatos

Com o costume nos períodos eleitorais de estimular a discussão do voto consciente, a Igreja Católica prepara uma novidade para este ano: a produção de propostas para um programa de governo. O material será encaminhado aos candidatos.
A ideia surgiu no encontro de políticos católicos, ocorrido recentemente com a presença do Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que assinou, em março, um documento de recomendações aos fiéis em ano eleitoral. O grupo da Igreja, que está à frente da iniciativa vai definir como serão os mecanismos utilizados, como a possibilidade de os candidatos assinarem documentos apoiando as propostas formuladas.

Para este mês, está prevista uma reunião para fazer essas definições. Coodenador da Pastoral da Arquidiocese de Vitória, o padre Kelder Brandão Figueira disse que as propostas podem servir de parâmetros para as políticas públicas a serem desenvolvidas pelos eleitos no Espírito Santo. "Estamos pensando nas demandas que devem ser tratadas pelo Governo", disse ele, que atua como pároco em São Pedro, em Vitória.

Entre as linhas gerais, ele cita a necessidade de mellhorias na saúde, educação e segurança. "Temos hoje esse problema carcerário. Essa é uma questão chave. É preciso um trabalho de ressocialização", afirmou. Segundo o padre, o Estado prioriza hoje grandes projetos econômicos em vez das áreas sociais. "Além disso, os eleitores devem olhar a história e os efeitos dos candidatos antes de tomar qualquer decisão", finalizou o padre.

Fonte: Jornal Notícia Agora, Felipe Quintino(Redação Multimídia)

Um comentário: