Juventude ativa!

terça-feira, 29 de junho de 2010

PAPO JOVEM


Eu não acho nada.


Imagina estar numa conversa e alguém te pergunta o que você acha? E você, brilhantemente, estufa o peito, empina o nariz e cheio de orgulho diz, "Eu não acho nada". E para completar a defesa do seu pensamento você ainda diz assim, "tanto faz". Expôr uma opinião é a melhor oportunidade que você tem de mostar suas ideias, tudo que você fala ou escreve sobre qualquer coisa é a melhor manifestação sobre quem é você. E cá entre nós, qual é a graça de ser como todo mundo? Qual é a graça de não achar nada ou ser tanto faz? E ainda que você tenha uma opinião comum a de outras pessoas, tenha uma. Se há quem pense como você é sinal que você não está errado, afinal, a unanimidade não é tola.
 
Eu também não sei opinar coisa alguma sobre a economia interna da Eslovênia ou sobre os efeitos sociais da extração petrolífera no Oriente Médio. E é por isso que existe a pesquisa, a reunião de fatos e argumentos, se você não possui conhecimento prévio, essa é a hora de provar como é bom estudar e agregar conhecimentos. Eu, particularmente, escrevo melhor do que falo. Primeiro porque sou fanha e tenho problemas de dicção. Segundo porque não consigo reunir cinco palavras em um discurso oral sem que pelo menos uma delas não seja um termo de baixo calão. Terceiro porque quando escrevo tenho a chance de pensar no que vou mostar para o mundo, de voltar atrás caso eu me arrependa e de fazer uso de vários ítens lexicais que possam convencer o meu interlocutor. Afinal, eu quero ser compreendida, minha intenção não é enrolar em um texto prolixo que só um Doutor em Linguística vai entender. Não sejamos jovens chatos que escrevem textos pedantes. Sejamos jovens informados, e não somente para mostrar que você sabe algo sobre aquilo, e sim porque no nosso cotidiano a argumentação é recorrente. Ter um ponto de vista é fundamental em qualquer momento, em qualquer meio, nos seus relacionamentos pessoais, na sua escola, no vestibular, na sua faculdade.
Mostre o quanto você, menina e menino é uma pessoa sagaz. Eu sei como é estar com a cabeça vazia ou com a cabeça fervendo de ideias, há dias que me sinto uma poetisa, há dias que sou a própria alienada. Mas, o interessante de estar alienado é admitir isso: Elogiou, diga porquê; criticou, diga porquê. E se, por fim, não achou nada, diga porquê não achou nada. Assim você prova que é, entre outras coisas, um jovem de atitude.


Leilaine Chagas
Encontro de Jovens com Cristo - Paróquia São Pedro
Grupo de Jovens JUEC - Matriz São Pedro
Colaboradora do blog juventudeativa.com 

3 comentários:

  1. Ainda bem que tenho opinião sobre tudo. rs
    Vc escreve tão bem, que vou pedir pra vc fazer meu TCC.

    ahh.. Adorei os "lexicais", vai ser o nome da minha próxima banda.

    ResponderExcluir
  2. Muitoooooo bommmmm, afinal todos temos opinião sobre alguma coisa, e sim a maior verdade de todas, é que a opnião vem assim que vc acaba de ouvir ou ler alguma coisa, engraçado que vejo um monte de gente votar em "interessante" ou "não interessante" nos temas aqui do blog,e ninguem comenta nada, será que ta todo mundo lendo só o nome do tema ?, porque é só eu ler, que no fim ja tenho um monte de argumento para por em meu comentário.

    Sobre este por exemplo, posso dizer que, mesmo quando não sabemos nada sobre nada, podemos ter certeza que se pesquizar vc acha algo sobre o assunto, ou seja, não se fala sobre algo que vc não conhece, mais "Sejamos jovens informados" ou mais agressivo ainda Jovens "INTELIGENTES" Burro não é o que ouve e pergunta porque não entendeu, mais sim aquele que, ouve não entendeu e diz que entendeu.

    OBS: LEXICAS, até poderia procurar no dicionario o que significa mais vo deixar pro proximo que ler os comentarios me dizer o que significa. Amei essa palavra....kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAAAAAA lembrei...E CONTINUA PROCURANDO UM DIA VC ACHA ALGUMA COISA...Ô.ô

    ResponderExcluir