Juventude ativa!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PAPO JOVEM, REFLEXÃO

Não se Ama Alguém Senão pelas Qualidades Aparentes

Um homem que se põe à janela para ver quem passa, se eu passar, poderei dizer que ele se pôs lá para me ver? Não, pois ele não pensa em mim em particular. Mas aquele que ama alguém por causa da sua beleza, ama-o? Não; porque a varíola, que matará a beleza sem matar a pessoa, fará com que ele deixe de a amar.

E se me adiam pelo meu juízo, pela minha memória, amam-me, a mim? Não; porque eu posso perder estas qualidades sem me perder a mim mesmo. Onde está pois este eu, se não está nem no corpo nem na alma? E como amar o corpo ou a alma, senão por essas qualidades que não são o que faz o eu, visto que podem perecer? Pois, amar-se-á a substância da alma de uma pessoa abstractamente e as qualidades que lá estiverem? Isso não pode ser e seria injusto. Logo não se ama nunca a pessoa, mas somente as qualidades. Portanto, que não se riam mais daqueles que se fazem honrar pelos cargos e ofícios, pois não se ama ninguém senão pelas qualidades aparentes.

Gorete quer ser Gisele ,exemplo de não jugar pela qualidade aparente
 
Quem poderia imaginar que o Pânico seria tão nobre a ponto de obrigar uma mulher a escolher entre a beleza e o emprego? Para aqueles que acompanharam essa novela que é a história de Gorete, ela escolheu ser bela, mais ela já era bela.





Nos tempos atuais onde a beleza está intimamente ligada com sucesso, é difícil o ser humano enxegar além do que está aparente. Muitos exemplos surgim no dia-a-dia, e fica a lição … não dá para valorizar somente o exterior é preciso conhecer o que está escondido, o que está por trás das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário