Juventude ativa!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

VOCE SABIA?


Existe um partido chamado (PTC) Partido Trabalhista Cristao?




Partido Trabalhista Cristão (PTC) é um partido político brasileiro. Seu número eleitoral é o 36 e obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990.

Foi criado após a redemocratização do Brasil, com o fim do Regime Militar, sob o nome de Partido da Juventude (PJ) e posteriormente Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Apesar de pequeno, lançou e elegeu Fernando Collor de Mello como candidato à presidência da República nas eleições diretas de 1989, acompanhado de outro filiado, no caso o senador de Minas Gerais Itamar Franco que foi eleito vice-presidente e assumiu a presidência, implantando o Plano Real. Depois do impeachment de Collor e posse de Itamar, o partido encolheu e voltou a ser mais uma sigla "nanica", lançando em 1994 o empresário baiano Walter Queiroz, expulso do partido em plena campanha, substituindo-o pelo igualmente desconhecido Carlos Gomes.

Depois de ter eleito menos de 20 prefeitos e um igualmente baixo número de vereadores nas eleições de 1996, repetindo o resultado pífio em 1998, o partido muda de nome para Partido Trabalhista Cristão (PTC) em 2000.

Em 2000 o candidato do partido à prefeitura de São Paulo, Ciro Moura ganha seus "15 minutos de fama" ao não mostrar o rosto em nenhum dos programas eleitorais.

Em 1990 o partido tinha lançado diversos membros de sua Executiva Nacional como candidatos aos Governos Estaduais: Hélio Costa em Minas Gerais, José Carlos Martinez no Paraná e o advogado Aguiar Júnior no Ceará, entre outros.

O PTC costuma abrigar em seus quadros alguns artistas que tentam se candidatar: o cineasta José Mojica Marins, o "Zé do Caixão", tentou candidatar-se a vereador na cidade de São Paulo, sem sucesso. Recentemente, o estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados, também por São Paulo, conseguindo uma votação expressiva para o cargo, sendo a terceira maior do País e levando consigo para o Congresso Nacional seu colega de partido, um coronel da Policia Militar, conservador ao extremo, Cel. Paes de Lira que mesmo com seus pouco mais de seis mil votos, foi eleito deputado federal pelo PTC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário