Juventude ativa!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PAPO JOVEM

Nova novela da rede Globo

A história é envolvente e os índices de audiência prometem ser satisfatórios. Veja um breve resumo da novela Escrito nas Estrelas:



Ricardo (personagem de Humberto Martins), é um médico dono de uma clínica de reprodução assistida, ele tem como seu fiel escudeiro Vicente (personagem de Antonio Calloni). Apesar de bem sucedido, Ricardo é infeliz. Logo nos primeiros capítulos da novela, seu filho Daniel (personagem de Jayme Matarazzo), morre e Ricardo escolher a mãe de neto, já que Daniel deixou espermatozóides congelados.


Francisca (personagem de Cássia Kiss), foi a mulher de Ricardo, ela morreu em condições trágicas. Durante toda a novela, Francisca aparecerá como espírito e em cenas de flashback. O filho de Ricardo, Daniel, fará aparições para a personagem vivida pela atriz Natália Dill na tentativa de impedir que ela tenha relacionamento amoroso com seu pai,  Humberto Martins.




E não acaba por aí, Athael (personagem de Carlos Vereza), também já morto, terá um papel de mentor e auxiliará Daniel (Jayme Matarazzo) depois de sua morte. Enfim, são muitos personagens no plano espiritual e muito drama para comover os telespectadores.”  (Veja)


A trama traz em seu roteiro dois temas polêmicos e condenados pela igreja: em primeiro lugar a inseminação artificial. A novela abordará isso com o núcleo que envolve o personagem de Umberto Martins, sendo ele dono de uma clínica que faz esse tipo de procedimento e sua tentativa de dar um filho ao seu filho já morto, através dos espermatozóides que o mesmo deixou congelado antes de morrer em um acidente. A igreja condena claramente a inseminação artificial no catecismo da igreja católica: “As técnicas que provocam uma dissociação do parentesco, pela intervenção de uma pessoa estranha ao casal (doação de esperma ou de óvulo, empréstimo de útero), são gravemente desonestas. Estas técnicas (inseminação e fecundação artificiais heterólogas) lesam o direito da criança de nascer de um pai e uma mãe conhecidos dela e ligados entre si pelo casamento. Elas traem ‘o direito exclusivo de se tornar pai e mãe somente um por meio do outro’” (CIC 2376).A procriação deve ser fruto do ato conjugal do casal, fruto do amor entre os dois. Na trama, o personagem vai escolher uma mãe para seu neto, vai “usar” o útero de uma mulher apenas, e o neto já nascerá órfão de pai. A novela nesse ponto atenta gravemente contra a moral e a doutrina católica.
“Escrito nas estrelas” traz ainda, mais uma vez, de forma insistente eu diria, a doutrina do espiritismo em mais uma de suas novelas. Como já se tornou comum nas novelas da emissora, através de suas tramas tentar disseminar a heresia do espiritismo. Sempre com uma história bonita e envolvente. Elizabeth Jhin, autora da novela, aborda o tema numa história de amor entre pai e filho, de saudade e de paixão. Não é a primeira vez que esse assunto é abordado, a pouco tempo terminava no quadro da emissora chamado “Vale a pena ver de novo” a novela “Alma Gêmea”, também com uma mensagem clara e forte do espiritismo, assim também foram “A Viagem” (as duas versões), “O Profeta” (as duas versões) e “Eterna Magia”, sendo a última da mesma autora que “Escrito nas estrelas”.
O espiritismo é condenado claramente na bíblia "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê a astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou invocação dos mortos, porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que praticam essas práticas" (Dt 18, 10-12). A novela terá três personagens do “plano espiritual”, pessoas que já morreram e seus espíritos voltarão para se comunicar com os vivos neste mundo. Na parábola do rico e lázaro (Lc 16, 19-51), Jesus deixa claro que isso é impossível: “Além de tudo, há entre nós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós não podem, nem os de lá para cá” (v. 26). O espiritismo ainda professa a reencarnação, crença que ensina  que nós iremos atingir a perfeição no decurso de muitas vidas, reencarnando e nos purificando de nossos erros. A palavra de Deus diz: “Como está determinado que os homens morram uma só vez” (Hb 9, 27a), e a doutrina reencarcionista se caracteriza ainda, segundo o catecismo da igreja, como um pecado contra o primeiro mandamento da lei do Senhor, o pecado de presunção, onde o indivíduo presume salvar-se por si mesmo, através das reencarnações, não sendo salvo através de Cristo (CIC 2082).
A rede globo tem feito entrar em nossos lares diversas sementes heréticas no decorrer dos anos, trazendo nos temas de suas novelas seitas estranhas ao cristianismo, e quando trata de um personagem cristão é sempre denegrindo a sua imagem, as “evangélicas” com problemas sexuais (Creusas), ou mesmo padres que se apaixonam por mulheres e largam o ofício do sacerdócio. Tudo para desacreditar a palavra de Cristo e sua Igreja. Não vemos como temas de novelas nada saudável, nada cristão. A emissora mostra apoio a heresias e práticas científicas condenáveis, como inseminação artificial e clonagem.
É preciso como jovens profetas, como católicos antes de tudo tomar uma postura em relação a essa tentativa de disseminar em nossos lares através de histórias românticas e envolventes o pecado. Precisamos sim, dizer não a isso, e a melhor forma é mudar o canal, procurar outras coisas a se fazer, não dar ibope, não nos permitir ser contaminados pela “beleza” das histórias, pelas músicas bem trabalhadas. Como católicos devemos dizer não a “Escrito nas estrelas”, não assistir, e como jovens profetas, denunciar, a nossa família, a nossos amigos, em nossas pregações. É de forma perniciosa que as doutrinas estão sendo levadas pra dentro de nossos lares.
Oremos: Senhor meu Deus, declaro Jesus como meu único Senhor, como meu salvador e Rei, dá-me forças Senhor, dá-me unção pra denunciar, pra não assistir, pra dizer não a mais essa tentativa de fazer o espiritismo entrar em minha casa. Eu renuncio Senhor, em nome de Jesus, a essa novela, as contaminações e consagrações que possam estar vindo com ela, e te peço, pela intercessão da virgem, sede meu auxílio e proteção Senhor, dá-me a sua força, o teu Espírito. Eu te peço, em nome de Jesus, Senhor e Cristo!
Carlos Maximiliano
Vila Velha - ES 
Grupo de Oração Poder de Deus
fonte: http://juventudeprofeta.blogspot.com/

Um comentário:

  1. A Rede Globo está investindo pesado no espiritismo neste ano de 2010. Além da novela “Escrito nas Estrelas”, a emissora terá, ainda, uma série sobre o espiritismo, que deverá ser estrelada por Selton Mello.
    O folhetim “Escrito nas Estrelas”, da Rede Globo, promete render polêmicas. Escrita por Elizabeth Jhin, a novela aborda o espiritismo e a tentativa de inseminação artificial com sêmen de um falecido.
    A apresentação do elenco e do clipe da trama à imprensa aconteceu nesta sexta-feira (19), em um dos estúdios do Projac, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir