Convento recebe banda de congo e terço gigante para a Festa da Penha

O Convento da Penha, em Vila Velha, recebeu, neste Sábado de Aleluia (03), a banda de Congo Mestre Honório, da Barra do Jucu, como parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha.
Os integrantes da banda subiram a ladeira do santuário cantando, mas foi em silêncio, que eles seguiram para a capela, onde presentearam o Frei Atamil de Campos com um tambor de congo ornado com a oração da padroeira do Estado.
Este é o sexto ano que a banda de congo Mestre Honório sobe as ladeiras do Convento para prestar homenagens à Nossa Senhora. O objetivo do grupo é fazer com que a subida e a entrega de um instrumento musical feito por eles se torne tradição, como parte das festividades da Festa da Penha - que tem início neste domingo de Páscoa (04).
40 dias sem tocar
O sábado de Aleluia é o primeiro dia em que a banda toca depois da Quaresma, momento em que ficam sem tocar e sem cantar o congo como forma de penitência. O tambor sempre é entregue a um ao guardião do Convento, mas desta vez, o Frei Atamil recebeu o presente a abençoou os devotos.
"Isso mostra o carinho da nossa gente, o apreço que eles têm por esse lugar, que faz parte da nossa história. E quando vem uma manifestação desse tipo, simples, a gente vê como reconhecimento de todo o valor deste lugar e nos sentimos honrados com isso", diz o Frei Atamil de Campos.
Terço gigante

O Convento da Penha também recebeu, neste sábado (03), o terço gigante que ficará exposto durante a Festa da Penha, no campinho do santuário.
O terço, este ano, foi confeccionado com base no tema Eucaristia. Ele foi colocado, pelo Corpo de Bombeiros, em duas palmeiras, de 20 metros cada uma.
Com o tema deste ano, o cálice e a ostea ornaram o trabalho do devoto de Nossa Senhora, Osmar Sales, que faz o terço, junto com a família, há 13 anos.
Ele utilizou para a construção das contas, bolas de isopor que foram perfuradas por cinco mil canetas e por quatro mil palitos de churrasco. As contas simbolizaram a luz emanada por Jesus Cristo, reforçando o tema "Jesus Cristo: a luz", como explicou Sales.
"Ao participar dessa festa, a gente faz uma homenagem e ao mesmo tempo trazemos à memória do povo, a validade da oração do terço. Porque é por meio da oração do terço que a gente tem toda a história da salvação contada em cada mistério. É uma homenagem e um reforço de fé, além disso pedimos e agradecemos o que recebemos", conta.
Oitavário
A Festa da Penha deste ano tem início neste domingo (04), com a abertura do Oitavário no Campinho, e termina no dia 12, Dia da Padroeira, com a missa de encerramento no Campinho, às 16 horas. No sábado, dia 10, acontece a tradicional Romaria dos Homens, que leva uma multidão às ruas de Vila Velha. Este ano, a festa tem o tema "Maria, Sinal de Esperança para o Mundo".
Fonte: www.gazetaonline.com.br



Nenhum comentário:
Postar um comentário