Juventude ativa!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ESPORTE NEWS

CBF bate o martelo: Taça das Bolinhas será entregue ao São Paulo

No parecer do caso, entidade é contundente e diz: "Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem seus adeptos". Taça das Bolinhas será restaurada antes de ser entregue ao São Paulo.
 
 
Divulgação/DivulgaçãoA CBF divulgou na tarde desta quarta-feira que o São Paulo é o primeiro clube pentacampeão brasileiro e que, por isso, levará a chamada "Taça das Bolinhas" para o Morumbi. Após um estudo que levou cerca de 20 dias, o departamento jurídico da entidade entregou o parecer ao presidente Ricardo Teixeira, que o encaminhou à Federação Paulista de Futebol.

A dúvida sobre a entrega do troféu existia por causa da polêmica sobre a competição de 1987, em que o Sport foi considerado campeão pela CBF na época. O Flamengo, campeão da Copa União, organizada pelas agremiações fundadoras do Clube dos 13, reivindicava o título da temporada.

- É irrevogável e está decidido. Pela primeira vez foi feito um estudo bastante abrangente e chegou-se à conclusão de que quem merece receber a taça é o São Paulo, porque foi o primeiro a chegar ao pentacampeonato. O Flamengo chegou ao quinto título brasileiro agora em 2009. Diante deste estudo que foi feito pelo departamento jurídico já comunicamos à Federação Paulista que vamos fazer uma recuperação da taça porque ela não deve estar muito bem cuidada porque está guardada há muitos anos. Vamos recuperá-la e entregá-la novinha como deve ser - disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

No parecer do caso, o departamento jurídico da CBF é claro ao afirmar que "a conclusão a tirar, inevitavelmente, é que o Clube de Regatas do Flamengo não foi campeão em 1987, ao contrário do que insistem em afirmar seus adeptos e seguidores".

- Para a CBF, o Flamengo tem cinco títulos, os legais, os que foram homologados como campeão - completou Ricardo Teixeira.

Fábio Koff interpretou a decisão da CBF como uma jogada política. Nos últimos dias, o dirigente gaúcho criticou a entidade, que resolveu apoiar Kleber Leite na eleição para a presidência do Clube dos 13. Koff venceu por 12 a 8. Em um comunicado oficial, ele considerou impróprio o momento para a CBF anunciar a decisão: “A CBF teve 18 anos para decidir o destino da taça . Tomar tal atitude justamente no momento em que os clubes reafirmaram sua independência em relação à CBF tem um só objetivo: nos dividir. São Paulo, Flamengo e Sport continuam unidos, independentemente do destino do troféu“.

A "Taça das Bolinhas" está em processo final de restauração e será entregue nos próximos dias ao São Paulo, que foi campeão brasileiro pela quinta vez em 2007 (antes, conquistou as edições de 1977, 1986, 1991 e 2006; depois, o hexa em 2008).

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, admitiu que não há como contestar a decisão da CBF.

- Temos que cumprir a decisão. Foi um parecer jurídico da CBF que foi feito com todo fundamento. E é uma decisão administrativa. Não há nenhum meio de contestar isso. Só lamentar já que o Flamengo, que representa o Rio de Janeiro, postulava este título. Havia uma decisão da Justiça Comum em relação a isso e o que a CBF fez foi cumprir isso.
Se de uma forma legal foi tido que o Flamengo tem cinco títulos não podemos dizer que são nove - disse Rubens Lopes.

A taça seria dada em definitivo ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas - ou cinco alternadas. Em 1987, o Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União (equivalente à Série A), e o Sport venceu o módulo amarelo (equivalente à Série B) . O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF declarou o time do Recife campeão, decisão que foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal. Com a confirmação, segundo a entidade, o Sport é o campeão brasileiro de 1987, e o Flamengo, campeão por cinco vezes, nas edições de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

- Foi feito um estudo profundo com toda a documentação sobre o assunto para definir finalmente quem seria o legítimo dono da Copa Brasil, a chamada Taça das Bolinhas. E esse estudo concluiu que seria o São Paulo já que foi o primeiro clube a conquistar de forma alternadas cinco vezes o Campeonato Brasileiro. O quinto título do Flamengo foi conquistado em 2009 - disse Carlos Eugenio Lopes, diretor jurídico da CBF.

4 comentários:

  1. Parabens SPFC primeiro Penta e Hexa-Tri do Brasil !

    ResponderExcluir
  2. Essa postagem é um abuso, aposto q é coisa de vascaíno...rsrsr

    ResponderExcluir
  3. O Brasil possui dois clubes com 6 títulos brasileiros, o Flamengo e o São Paulo. E os amantes do futebol devem respeitar isso. Em 1987, os maiores clubes do Brasil - que integravam o Clube dos 13 - reconheceram o título nacional do Flamengo. O São Paulo, inclusive. O Flamengo foi campeão ético dentro de campo, não se acovardando à politicagem da CBF, que sempre foi uma entidade bem escrota. Qualquer contestação ao título conquistado em 1987 é uma grande depreciação à importante vitória da maior nação do país. Respeito, essa é a palavra de ordem. Respeito. E é ainda mais lamentável que brasileiros que não torcem para o Flamengo, tampouco para Sport e São Paulo, tenham a indescência de se manifestar de forma depreciativa ao Clube de Regatas do Flamengo, afinal, reafirmando, há 2 clubes hexa-campeões, o Flamengo e o São Paulo. Quem não está perto disso é melhor manter-se calado.

    ResponderExcluir
  4. A Taça das Bolinhas até pode ir para o Morumbi, o que o São Paulo ganhará será um prêmio físico. Porque ainda assim o Flamengo continua sendo o primeiro clube penta-campeão brasileiro, título conquistado em 1992. Quem gosta de futebol e consegue segregar o amor rubro-negro do sentimento racional vai concordar com que estou falando. Ainda que não torçam para o Flamengo, basta gostar de futebol. E isso, meus caros, é quase hunanimidade.

    ResponderExcluir