Juventude ativa!

terça-feira, 30 de março de 2010

TRIBUNA LIVRE



Pode ou não pode comer carne na sexta-feira santa?

Com a chegada da Sexta-feira Santa uma grande dúvida ainda passa pela cabeça de muitos fiéis: comer carne nas sexta-feira da paixão ou então nas sextas-feiras da quaresma é pecado ou não?

Dom Eurico faz questão de frisar que párocos podem ter opniões diferentes, mas que ele prega e acredita que não comer carne ou qualquer outra coisa, só vai ter validade como sacrifício se a pessoa também está vivendo a religião. Ou seja, se o fiel não come carne na sexta-feira santa, mas também não fez isso com o coração aberto, não vale nada a penitência. Ele explica que a proposta de igreja católica de certas restrições alimentícias nessa época do ano está relacionada com a importância da data e com o fato de isso representar um sacríficio e uma demostração de domínio .

O arcebispo conta que essa tradição, em anos anteriores permanecia durante a quaresma inteira e que foi sendo reduzida aos poucos. Hoje a igreja prega a sugestão de não se comer carne somente às sextas-feiras da quaresma e que essa penitência pode ser ainda complementada com outra ação: "Não coma carne na sexta, mas ofereça aquilo que você e sua família iam comer para quem não tem o que comer. Eles sim, podem comer carne na sexta-feira santa, porque já não se alimentam bem o ano inteiro", opina.

Outro comentário importante do arcebispo: a não ingestão de carne é um simbolismo de penitência. Ou seja, se você não é "muito chegado" nesse alimento não vai estar fazendo sacríficio nenhum. A igreja já permite oficialmente a troca do alimento. "Não há motivo específico para não se comer carne que não seja a penitência. A carne não simboliza o corpo de cristo como muita gente pensa. É só um alimento base e também considerado nobre", explica Dom Eurico.


Autor: Dom Eurico (Arcebispo Metropolitado de Minas)
Fonte : Acessa Comunicaçao

Nenhum comentário:

Postar um comentário