Juventude ativa!

domingo, 21 de março de 2010

SAÚDE

Tratar gripe e rinite previne sinusite


sinusite
De acordo com a otorrinolaringologista Flávia de Freitas, a sinusite é a inflamação da mucosa de revestimento do seios paranasais (os seios da face), de origem bacteriana
Já reparou que quando a pessoa fica doente costumam aparecer outras enfermidades de 'carona' com a primeira? Quem tem sinusite pode ter contraído a doença a partir de uma gripe ou rinite. Por isso, tratar de maneira correta essas doenças pode evitar o surgimento de mais dor de cabeça, literalmente.

De acordo com a otorrinolaringologista Flávia de Freitas, a sinusite é a inflamação da mucosa de revestimento do seios paranasais (os seios da face), de origem bacteriana. Normalmente, vem associada a uma rinite, que pré-dispõem a sinusite.  

"No nariz temos vários espaços de drenagem dos seios da face (osteos). Na rinite, com a mucosa toda inflamada, esses espaços se fecham e ocorre um acúmulo de secreção dentro dos seios. Essa secreção é infectada por bactéria e aí começam os sintomas: catarro grosso e esverdeado, tosse, obstrução nasal, mau cheiro no nariz, dor na face e na arcada dentária superior", explica a médica.

Existem dois tipos de crise. "A aguda dura até um mês e o tratamento é feito com antibiótico para eliminar a bactéria. Já a crônica, pode permanecer mais de três meses e, muitas vezes, é necessário tratamento cirúrgico para a drenagem dos seios da face", avalia a especialista.

Prevenção

- Tratar a rinite
- Tomar bastante líquido
- Quem estiver gripado deve lavar o nariz com soro fisiológico
- Quem tem sinusite com frequência deve procurar o otorrinolaringologista para investigar

Diferenças

O sintoma característico da sinusite é o catarro verde e pode dar febre. No entanto, a rinite causa coriza clara, sem febre. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário