Juventude ativa!

quinta-feira, 4 de março de 2010

SAÚDE |

 

 

Vacinação contra H1N1 começa na segunda no Espírito Santo

Campanha de Vacinação contra H1N1
Quase metade da população capixaba será vacinada a partir da próxima segunda
O sistema de saúde pública do Espírito Santo inicia, na próxima segunda-feira (08), a estratégia de vacinação contra a Influenza Pandêmica (H1N1), nova denominação da gripe suína. Mais de 1,6 milhão de pessoas serão imunizadas contra a doença, que no ano passado atingiu 132 pessoas no Estado.

A imunização faz parte do plano nacional de enfrentamento da segunda incidência da pandemia. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o vírus H1N1 já está presente em 212 países. Para que o resultado da vacinação seja otimizado, a campanha será dividida em cinco períodos distintos que terminam no dia 21 de maio. Em todo o Espírito Santo, cerca de 500 postos de vacinação estarão em funcionamento.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, afirmou que os grupos prioritários para a campanha de vacinação foram definidos pela OMS e que o resultado esperado é otimista. No Espírito Santo, 70% dos casos já registrados de Influenza Pandêmica acometeram em pessoas de 20 a 29 anos.

"A vacina é uma prevenção segura. Se tivermos a cooperação da população, dos profissionais da saúde e da imprensa como um todo, seguramente com altas coberturas vacinais, como conseguimos em todas as campanhas no Estado, vamos conseguir uma grande prevenção. É ainda mais importante diminuir o adoecimento e o número de mortes pela H1N1", ressaltou Tozi.

Na primeira etapa da campanha, que segue até 19 de março, serão vacinados os trabalhadores da área da saúde que atuam diretamente no enfrentamento da doença, além da população indígena estabelecida em aldeias. Em seguida, serão priorizadas as gestantes, pessoas acima de 59 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade e a população com faixa etária entre 20 e 30 anos.

"O mais importante é que todos, independente de faixa etária ou grupo de classificação, lutem para que os grupos prioritários sejam vacinados. Fazendo isso, as pessoas serão protegidas e vão se proteger, diminuindo a circulação do vírus e protegendo toda a sociedade", ressaltou o secretário de Saúde.

Confira o calendário de vacinação:
08/03 a 19/03
- Trabalhadores da área de saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia;
- Indígenas

22/03 a 02/04
- Gestantes;
- Doentes crônicos;
- Crianças de seis meses a dois anos;

05/04 a 23/04
- População de 20 a 29 anos

24/04 a 07/05
- Idosos com mais de 60 anos (durante a Campanha Nacional de Vacinação ao Idoso);
- Idosos com doenças crônicas;

10/05 a 21/05
- População de 30 a 39 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário