Juventude ativa!

terça-feira, 30 de março de 2010

O DIA


Dia mundial da juventude

Celebra-se hoje Dia Mundial da Juventude. A Igreja sempre presente na formação dos jovens, insistindo na esperança que representam, na fé que os mantém, dirige-lhes neste momento uma palavra de estímulo e encorajamento.

Não poderia ser outro o tema senão aquele que empolga os jovens e que constitui a marca do pontificado de Bento XVI – o amor. A essência divina é o amor que forma a unidade das pessoas, como se reza no prefácio da missa da festa da Santíssima Trindade. O amor é ainda manifestado pela ação de Deus no universo. Criado por amor e para o amor, ante a recusa do homem rompido com Deus pelo pecado, acenou-lhe Deus com a restauração, que, com muito maior maravilha, se realizou na encarnação. Deus torna-se homem por amor, para remir o homem pela cruz. Seu Espírito de Amor permanece conosco a nós que fomos restaurados pela graça.

Em Cristo conhecemos o amor em todo o seu alcance, diz o Papa em sua Mensagem. “Ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelo seu irmão.” E nisso conhecemos o amor de Deus para conosco, pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós.E Este amor Ele quer de nós: “Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei”(Cf. Jo. 13,34) E´ importante frisar que o amor que devemos dispensar ao próximo não tem só a medida de como nos amamos a nós mesmos, senão a medida divina “como Eu vos amei”.

Este amor à luz dos sábios deste mundo, é uma loucura e para os querem construir a própria salvação, uma estupidez. Mas é sabedoria para todos aqueles que o recebem em Cristo que morreu divinamente porque morreu livremente por nós, segundo afirmação de São Máximo.

À luz desta revelação e vivendo-a em nossos dias venceremos, ainda que os tempos nos pareçam escuros e não vejamos uma luz no futuro. E esse élan de amor que faz vibrar o coração do jovem lhe elimina o medo para enfrentar corajosamente a vida.

Assim, na garantia deste potencial do amor, pode a Igreja, na palavra do Papa, concitar os jovens para três atitudes na vida quotidiana.

Em primeiro lugar, serem testemunhas do amor de Cristo nas comunidades eclesial e social em que vivem, por sua vida e pelas as atividades que exercem. Que o mundo vos conheçam como conhecia os cristãos do tempo apostólico; “vejam como se amam”. Eles tinham sua vida informada pelo amor de Cristo.

Segundo, somos chamados a expressar o amor e nele crescer, como fundamento da preparação do futuro que nos espera. Os projetos de nossa vida tornam-se fecundos e sólidos se garantidos pelo verdadeiro amor. Seja qual for a vocação a que formos chamados, a nossa resposta deve ser um ato de amor.

Neste amor devemos crescer todos os dias, cultivando nossos talentos, deixando-nos guiar pelo Espírito Santo, sejamos inovadores na caridade e audaciosos nas iniciativas para a construção de um mundo de Justiça e caridade. Não tenhamos medo. Como Inácio de Loyola, seguindo o exemplo dos santos, perguntemo-nos a nós mesmos; “Se eles puderam, porque eu não?

Não deixemos de recorrer à oração, pois só Deus pode suprir as nossas fraquezas.Sobretudo a Eucaristia deve ser a fonte onde nos abeberamos do amor. Que todos os jovens sintam amados e convocados a aderirem ao grande  e gentil convite de serem evangelizadores do amor de Deus Trino ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário