Juventude ativa!

sábado, 20 de março de 2010

JÁ NEWS!

Jovens celebram 25 anos da JMJ com o Papa
 
Mais de 70 mil jovens comemorarão os 25 anos da primeira Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um longo itinerário iniciado por João Paulo II para despertar a fé nos jovens e que atravessou, em sua história, cada canto da terra, passando pelos 5 continentes.

O encontro está marcado para o dia 25 de março, às 19h, na Praça de São Pedro. A diocese de Roma, especialmente a pastoral juvenil, organizou um momento de encontro para os jovens, às vésperas do Domingo de Ramos, 28 de março, quando o Papa celebrará a 25ª JMJ, este ano no âmbito diocesano, também como preparação para o próximo ano, em Madri.

“O encontro está estruturado em dois momentos – explica a Zenit o Pe. Maurizio Mirilli, responsável pela pastoral juvenil da diocese de Roma. A primeira parte recorda os 25 anos da JMJ, deste grande encontro criado por João Paulo II.”

“Recordaremos sobretudo a primeira JMJ – acrescenta –, realizada em Roma em 1985, com a qual o Papa deu início a este grande evento dos jovens com o Santo Padre em nome de Jesus. Depois, recordaremos em especial os momentos da JMJ de 2000, em Tor Vergata e, finalmente, a última JMJ, realizada em Sydney, em 2008.”
Mirilli explica, além disso, como se estruturará o evento do dia 25 de março: “Contaremos com o testemunho de um casal – ele, romano, ela, originária de Valência – que se conheceu justamente durante a primeira JMJ. Dois anos depois, eles se casaram e hoje têm 5 filhos, dos quais os mais velhos participarão, no ano que vem, da concentração mundial em Madri”.

“Depois será a vez a atriz Beatrice Fazi, que, precisamente depois da JMJ de Tor Vergata, iniciou um caminho de fé e começou sua conversão – acrescenta. O terceiro testemunho é o de um seminarista, Davide Martini, que receberá a ordenação sacerdotal no ano que vem.”

Os testemunhos se alternarão com momentos de música. Estarão presentes: Nek – que cantará Per non morire mai Se non ami – e Erika Provinzano, ganhadora da primeira edição do Good news festival, o evento romano de música de inspiração cristã realizado no ano passado. Também participarão o coral diocesano e a orquestra dirigida por Dom Marco Frisina.

“O segundo momento do dia – acrescenta Mirilli – será o encontro com o Papa, que chegará às 20h20, para permanecer com os jovens até as 21h30. Bento XVI, que pela primeira vez aceitou encontrar-se com os jovens à noite, responderá espontaneamente às perguntas de três jovens, que abordarão o tema da JMJ deste ano: ‘Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?’.”

“A finalidade desta iniciativa é dupla – prossegue. Por um lado, queremos encontrar o Papa e ouvir o que ele tem a dizer aos jovens de hoje, sobre perguntas que inquietam o coração dos jovens. Esperamos palavras de esperança do Pontífice. A segunda finalidade é recordar esses 25 anos da JMJ, para entender seu significado, para compreender se ainda hoje faz sentido realizá-la e quais foram os seus frutos.”

Momento sugestivo será a entrada da Cruz da JMJ, um simples pedaço de madeira que deu a volta ao mundo, entregue de mão em mão, que chegará da Universidade de Tor Vergata. A cruz será carregada por 20 universitários e 5 militares. Na Praça, acenderão mais de 30 mil velas. Estará presente uma delegação de jovens espanhóis, e o Conselho Pontifício para os Leigos convocou jovens que representarão os cinco continentes.

A coreografia estará a cargo da Star Rose Accademy, de Claudia Koll. Alguns jovens atores lerão trechos da mensagem que Bento XVI escreveu para a ocasião. O evento será apresentado por Lorena Bianchetti e Rosario Carello.

Espera-se a presença do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, da ministra da juventude, Giorgia Meloni, de todos os bispos do Lácio e de muitos cardeais.

Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário