Juventude ativa!

terça-feira, 23 de março de 2010

JÁ NEWS!


Igreja Católica moderna exige que padre seja empreendedor



As organizações religiosas estão se aproximando cada vez mais das empresas contemporâneas, principalmente em termos de infraestrutura. E, para manter tudo isso e ainda atrair fiéis, a Igreja Católica - a que mais resistiu a esse movimento - se rendeu à gestão empresarial.


Pela primeira vez, seminaristas do Estado estão recebendo noções de empreendedorismo, por meio do programa Empretec, do Sebrae. Ao todo, 21 integrantes do Seminário Nossa Senhora da Penha, localizado na Praia do Suá, em Vitória, participaran de dinâmicas, jogos e exercícios ao longo de seis dias, com carga horária diária de oito horas.

Gerenciamento

Para o padre Carlos Pinto, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, a Igreja da atualidade pede padres com espírito empreendedor, que não se acomodem nos limites de sua paróquia.

"O gerenciamento das paróquias é uma exigência do mundo moderno. Na verdade, a estrutura pastoral é uma gestão, e a gente espera que esse curso possa despertar neles essas características empreendedoras para executarem melhor o seu ministério", frisa o padre.

Metodologia

A facilitadora do programa, Denise Lemos, explica que a metodologia utilizada foi criada pela ONU, que mapeou os comportamentos dos empreendedores de sucesso.

"A sua metodologia é comportamental. O objetivo é que se possa fazer uma autoavaliação das características empreendedoras e potencializá-las. A paróquia é uma instituição que precisa gerar recursos, fazer planejamento, inovar, para atingir às comunidades", destaca.

"O Estado e os participantes das comunidades exigem hoje que as paróquias sejam mais bem estruturadas e organizadas com eficiência"
Padre Carlos Pinto , reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha

Objetivos do curso


- Tomar e sustentar decisões frente a adversidades
- Detectar oportunidades de negócios
- Estabelecer metas desafiadoras e desenvolver planos de negócios
- Melhorar a eficiência
- Satisfazer seus clientes (comunidade)
- Fornecer produtos e serviços de alta qualidade
- Utilizar múltiplas fontes de informação
- Calcular e correr riscos
- Aumentar seu poder pessoal
- Aumentar seus lucros em situações complexas

Seminaristas encaram oito horas de estudo por dia

A maratona de oito horas diárias de curso foi encarada com muita disposição pelos futuros padres. Alguns se destacaram durante as atividades, como foi o caso de Werbson Beltrame Pereira, 25 anos. Ele cursa o terceiro ano de Teologia e ficou animado com a perspectiva de colocar em prática tudo o que foi ensinado nos últimos dias.

"É muito interessante porque é um conteúdo que não aprendemos durante a formação no seminário. É importante que estejamos preparados e, dessa forma, nos sentimos mais seguros para assumir uma paróquia", conta Werbson.

Alexandro Firmino Barbosa, 35 anos, que, no próximo ano, se tornará padre, também ficou satisfeito com o resultado do curso.

Descobertas

"Foi uma surpresa. Ao longo do curso vamos descobrindo algumas características em nós mesmos que estavam adormecidas, como ser persistente. Acho muito importante essa capacitação para nossa vida esclesiástica", diz o seminarista.

Fonte: Agazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário