Juventude ativa!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

VOCÊ SABIA? |

Porque os protestantes retiram alguns livros de sua Bíblia?

       Os protestantes retiraram 7 livros da Bíblia, que são chamados de deuterocanônicos, a saber: Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus, Baruc, Tobias, Judite, Sabedoria; eliminaram também trechos de Daniel e Esther.

       As desculpas usadas foram as mais variadas, mas podemos reduzi-las a estas:

   1. Houve disputa em torno dos livros deuterocanônicos no começo da Igreja, pois esses livros foram rejeitados pelos judeus por volta do ano 100, no Sínodo de Jâmnia; contra esse argumento, basta lembrar que os judeus também rejeitaram o Novo Testamento, e que portanto esse critério não pode ser tomado como válido; também, as causas da retirada dos livros são sempre por uma estreiteza e rigorismo do povo judaico, como por exemplo a necessidade do livro estar escrito em hebraico; também convém lembrar que houve livros disputados no Novo Testamento, como a Epístola aos Hebreus e a Segunda Epístola de São Pedro, por exemplo: se a disputa na Igreja Primitiva é sinal de que o livro não é canônico, então os protestantes deveriam retirar de suas bíblias também os livros disputados do Novo Testamento;

   2. Os livros deuterocanônicos contém doutrinas rejeitadas pelos protestantes, como o purgatório, defendido claramente em Macabeus e o culto às relíquias no Eclesiástico; os protestantes caem em uma referência circular nesse caso, pois rejeitaram os livros porque tinham doutrinas que não aceitam; depois dizem que não aceitam as doutrinas porque estão em livros que não fazem parte da Bíblia! Note ainda que nem todos os protestantes concordam com o canon bíblico do modo como está hoje: Lutero chamava a epístola de São Tiago de "carta de palha", Calvino desprezava o Apocalipse, os atuais "testemunhas de iehoshua" (sic) não aceitam o Evangelho de São Mateus, e por aí vai...

        A exclusão de livros da Bíblia é consequência do falso princípio luterano do livre exame da Bíblia: se cada um interpreta a Bíblia do jeito que quer, por que também não pode definir que livros aceitar como verdadeiros? São Francisco de Sales alertava já no tempo da reforma que os protestantes haviam eliminado a Tradição e o Magistério da Igreja; depois rejeitaram vários livros, e que no fim acabariam por rejeitar a própria Bíblia. Sábias palavras de um grande santo.

       Quanto às versões da Bíblia (Antigo Testamento), havia basicamente duas: a hebraica, que não tinha os livros deuterocanônicos, e a grega (ou Septuaginta) com os livros; é interessante notar que os judeus as usavam indistintamente, tendo ambas por canônicas. E também importa notar que das 350 citações do Antigo Testamento feitas no Novo Testamento, aproximadamente 300 são da Septuaginta. Ou seja: Cristo e os Apóstolos (e Evangelistas) usavam a Septuaginta, sem que nenhum judeu em nenhum momento opusesse qualquer obstáculo doutrinário ao seu uso. De fato, os judeus só irão optar pelo canon reduzido cem anos depois do início da era cristã, em uma reunião em Jâmnia. 

Fonte: http://www.cleofas.com.br

3 comentários:

  1. Salve meu amigo Rafael!
    Interessante o artigo publicado cara, mas é notório que foi copiado de algum lugar.

    99,9% das pessoas nem fazem ideia do que significa deuterocanônico, canôn, Sínodo de Jâmmia e muito menos quem foi Lutero e sua história.
    Quem quiser fazer aula de teologia deve ir pra universidade.

    É um erro depositar 100% da verdade em determinado tipo de religião.

    Assim como você, eu poderia começar falar um milhão de coisas que acho que seja a verdade.
    Posso copiar varios textos da internet provando por A + B que a igreja católica bla bla bla...

    Amigo, vamos usar os meios que temos para evangelizar e não querer recriar polêmicas que já existem a mais de 500 anos.

    Te digo, que nasci em igreja protestante e na católica e a vida é muito mais do que isso aí que você está falando.

    "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis."
    S. João 13:34

    Salve!
    Um abraço fraternal na Santa paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, concordo com você, que nos amemos.

    Apenas inseri este artigo no blog pois recebemos este questionamento via e-mail. Não quis de forma alguma constranger ou ofender ninguém, muito pelo contrário.

    O artigo, claro, não foi escrito por mim, mas pelo Doutor em Teologia Prof. Felipe Aquino, esqueci de colocar a Fonte.

    Mas de tudo so digo: as Bíblias podem ser diferentes, as doutrinas também, porém somos UM em Cristo, nosso Deus é o mesmo. Que questões doutrinárias e burocráticas não nos afastem do nosso objetivo comum: salvar almas para Jesus.

    "E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados" Rm 8,7

    Grande Abraço
    PAZ & UNÇÃO
    :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por responderem e peço desculpa por ter gerado confusão paz e bençãos
    Alice

    ResponderExcluir